Dúvida sobre TimeShift para fazer backup e depois restaurar o sisema

Bom dia amigos!
Tenho uma dúvida aqui meio “simples” porém não consegui achar a resposta, acho que por falta de como saber procurar, mas eu tentei kkk.

Tenho dual boot com Windows e Debian, porém quero retirar o Windows e deixar apenas o Debian.
O problema é que as partições do Windows estão meio que “entre” algumas partições do Debian, acho que não vou conseguir juntar elas depois de excluir o Windows, está assim:
BOOT WINDOWS - WINDOWS - BOOT DEBIAN - DEBIAN - RECUPERAÇÃO WINDOWS

Então estou querendo limpar o SSD inteiro e instalar só o Debian, mas não queria ter que configurar tudo de novo.
Vocês sabem me dizer se eu consigo fazer um backup no TimeShift para depois voltar tudo do jeito que era, e se o fato de ter dual boot iria influenciar algo na restauração? (por exemplo ele salvar que tenho Windows, mesmo retirando).
Ou caso isso acontecesse, eu poderia dar um grub-update que ele identificaria que não tem mais Windows e limparia a entrada dele

Obrigado!

com o gparted vc pode deletar apenas as partições q o windows esta usando. depois basta clicar com botão direito na partição que quer aumentar o tamanho e vai ter a opção lá.
Muito mais fácil q formatar tudo e usar timeshift e tal!

A partição de boot do Debian tá no meio, escrevi lá em cima a situação

Mas n é pra isso ser um problema, vc vai deletar a parte do windows (formatada em NTFS) e vai poder realocar ela pra partição do debian

Elas não são interligadas

Foto de exemplo, seu pc deve estar similar
Tem ali 2 partições NTFS, essas são do windows, e podes deletar tranquilamente.
a partição linux vão ser as outras.

Depois de deletar as partições ntfs pode clicar com botão direito na partição linux principal (deve ser ext4 ou btrfs) e aumentar seu tamanho usando o espaço que anteriormente era do windows

Não posso aumentar a partição quando tem outra entre a partição livre e a do Debian. Não tem como pular uma partição e alocar depois da outra.

Só dá para aumentar quando a partição livre e a que você quer aumentar são adjacentes (lado a lado). Pelo menos é o que eu sei.

Mas quando vc deletar não vai ser mais uma partição, vai ser espaço vazio. Não importa graficamente onde a GUI mostra pra ti que está localizado, vc pode adicionar o espaço vazio em qualquer partição.

As partições não são fisicamente separadas no seu SSD da mesma forma que estão apresentadas no gparted, é apenas uma representação visual!

Funciona assim:
Se seu sistema mostra discos SD significa q esta usando ou um HD ou um SSD sata, SDA é o primeiro disco, SDB é o segundo, o numero 1, 2 3, é a partição dentro desse disco, por exemplo, na foto que enviei anteriormente o mesmo disco esta separado em 3 partições (sendo q a sda3 é uma partição com outras duas partições dentro tela( totalizando 5 partições)

Caso vc use nvme vai ser um pouco diferente a nomenclatura em vez de letras usam numeros, mas é praticamente igual

se todas as tuas partições forem SDA ou NVME0N1 vc pode deletar qualquer uma das partições, e adicionar o espaço livre em outra partição.

edit 1: Imagino q seu sistema esteja assim:
sda1: ntfs
sda2: ntfs
sda3: extended
sda4: fat
sda5: btrfs(ou ext4)
sda6: ntfs

Se for algo parecido com isso, pode deletar tudo q for ntfs, e vai poder realocar pra partição btrfs/ext4 que seria o / do seu linux

Vou tentar, volto aqui para dizer kk

Pelo que eu acabei de pesquisar, o único método “fácil” de realizar isso seria:
Passando a partição 3 livre para a 4 (boot), vai entrar do lado esquerdo, depois jogar para o lado direito, e depois passar para o lado esquerdo da partição 5. Realmente não tem como pular partições.

https://forums.linuxmint.com/viewtopic.php?t=350702#:~:text=Probably%20the%20easiest%20thing%20to,the%20contents%20of%20sda2%20back.

Depois de muito quebrar a cabeça, usando Recuezilla (não funcionou) e Clonezilla que também não deu certo, consegui de uma maneira extremamente simples: usando o Gnome Disk Utility
Testei em uma máquina virtual que tinha Windows e Xubuntu instalados:

Primeiro passo:
Criei imagem da partição EFI que estava o boot do Windows e do Xubuntu e uma imagem da partição do Xubuntu

Segundo passo:
Apaguei todo o SSD virtual

Terceiro passo:
Criei uma partição para o EFI e uma para o Xubuntu e importei as imagens nas respectivas partições

Quarto passo:
Deletei a pasta Windows da pasta boot dentro da partição EFI

Quinto passo:
Rodei o comando update-grub

O sistema foi restaurado exatamente como estava, sem o Windows.

1 curtida