Seguinte, meu hardware é bem modesto, processador i3 e 4gb de ram, por essa razão uso ubuntu com xfce pra tentar ter um sistema mais rápido. Sou muito iniciante em linux, e vi que dá pra usar swap pra aliviar mais e rodar mais liso. O xfce realmente é leve e rápido, porém se eu abro o firefox ele já dá uma lentidão. Com essas informações dadas eu queria saber, quanto de swap eu devo usar pra melhorar o sistema e deixar mais fluido: 2gb? 4gb?
E no meu caso, por eu ter pouca ram é bom ou ruim usar swap?
Faço pelo gparted, terminal ou por outro programa?
Vi alguns videos de pessoas falando sobre o zram e me interessei pelo assunto, agradeço demais a quem puder contribuir com essas informações.
se vc tem um armazenamento generoso, tipo 128gb ao menos, bota a mesma quantidade de ram. essa história de “o dobro de” é só isso, história.
não se esqueça de “linux leve” não existe. a interface pode ser leve, mas os apps é que contam, no fim. pode usar o xfce mas depender de um navegador “pesado”. e, quanto a isso, n tem jeito. não existe milagres.
pode usar um app “mais leve” mas certamente terá muito menos recursos.
veja outras opções de navegadore se programas que façam somente o essencial que você rpecisa.
se puder mudar o armazenamento para um ssd, caso n use, sentirá uma mudança impactante
O problema não é nem o Navegador. São os sites mesmo, que estão cada vez mais pesados. Ou seja, não adianta nada usar um navegador mais leve, se o site que você costuma acessar come a sua RAM como se não fosse nada.
Bom, tem esse artigo no Viva o Linux, que talvez possa te ajudar:
ZRam é uma boa opção. Por padrão, será igual à RAM que o computador tem. Ao usar a RAM num setor compactado, opera com velocidades superiores às de leitura e escrita de um SSD, além de pouparem esse dispositivo de armazenamento. Há especialistas em Linux que recomendam ZRam para máquinas mais modestas, sublinhando ganhos de desempenho.
pela primeira vez em 30 anos eu não criei mais nenhum swap, tendo 8GB de RAM. uso zram e, por não swapar em partição, a distro voa. não testei se swap em arquivo dá o mesmo resultado mas, com a configuração correta no sysctl.conf, não tenho problemas de swap.
cara, muito obrigado pela dica. Tô nessa máquina temporariamente e já migrei pro linux pra tentar usar mais limpo, já que com o windows tava impossível. E o plano vai ser comprar um ssd mesmo, ouvi outras pessoas falando que seria muito bom até por que meu uso é mais pra estudo, então são muitas abas abertas kk
pois é tô percebendo isso, o que pesa as vezes são os sites. Uso meu note basicamente pra estudo, então por vezes abro muitas abas no navegador junto com o youtube. Vou tentar esse processo mas logo quero tá comprando um ssd pra ajudar nisso. Muito obrigado pela dica
Eu tinha um notebook similar, core i3 de primeira geração e 4 GB rodando Linux Mint Cinnamon e na minha experiência, se não colocasse bastante SWAP, o sistema travava ao ponto de mal conseguir utilizar. No caso, eu colocava 10 GB tendo um SSD de 256 GB. Era um pouco além do necessário, talvez 8 GB bastasse. Eu utilizava bastante o GIMP e o navegador (chrome) com várias abas abertas. Por outro lado, se você estiver usando um HD em vez de SSD, provavelmente o SWAP só vai deixar seu computador mais lento no uso geral.