Dúvida sobre SSH!

Estou com uma duvida aqui que me atormenta, na aula começamos a aprender sobre acesso remoto
de servidores Linux. O professor explicou o que é o tal do SSH e que não vem nativo nos servidores e tem que instalar (estamos usando o Ubuntu server 18.04.5 LTS) e disse que o nosso não vem,
ai pediu para executarmos o comando ssh e falou que veio com o cliente habilitado e funcionando…
ai ja não entendo mais nada…vem ou não vem ? enrolou enrolou e mais confundiu o cara do que ajudou…

1 curtida

Pelos tutoriais que eu vi, nao vem instalado por default, mas mesmo que esteja instalado, rodar o comando de instalar sudo apt install openssh-server vai garantir que esteja instalado.

Segue alguns tutoriais de como ativar o SSH no Ubuntu.
https://sempreupdate.com.br/como-ativar-e-instalar-o-ssh-no-ubuntu/
https://linuxhint.com/enable_ssh_server_ubuntu_1804/

Acredito que ele esteja falando o seguinte, o SSH é um protocolo de rede que serve para “acessar” de forma “segura” uma maquina.
Porém existe o SSH- Client e SSH-Sever, no caso ele disse para instalar o SSH-server, que tem como função “servir” um acesso SSH (e não vem instalado por padrão).
Já o SSH-client é o “cliente” (este normalmente já vem instalado) que irá acessar via SSH o servidor que está “servindo a conexão SSH” por meio do SSH-Server.

3 curtidas

o instalador do ubuntu server te dá a opção de instalar o openssh (que é uma das ferramentas mais famosas pra conexões ssh se não me engano)


então a resposta seria depende da sua instalação (?)

Certa parte da aula o professor começou a falar sobre como o arquivo de configuração ssh esta configurado e falou que a porta 22 e e protocolo 2 está comentado e temos que descomentar… me perdi nessa parte ! o que seria estar comentado ? e como descomentar ?

1 curtida

Tire o “#”

1 curtida

primeiro preciso saber o que é estar comentado e estar descomentado…

Comentado: com “#”
Descomentado: sem “#”

1 curtida

sim amigo já entendi isso , o que eu não entendi é o que é uma configuração comentada… e o que muda se eu descomentar ela…

:wave:t2: Então imagina que vamos ler milhões de códigos de outros programadores, frameworks, libraries e etc, os nossos próprios códigos mesmo quando estiverem gigantes. Os comentários são para nos orientar oque cada variável, constante servem, para que serve aquela estrutura de decisão, de repetição, para nós não esquecermos. Em resumo isso é conduta de Boas Práticas. Melhor nos educarmos assim, pois se formos para o futuro com maus hábitos :grimacing::pray:t2:

Agora se você descomentar ela, o sistema vai tentar executar aquele comentário, pois ele vai pensar ser código e pode dar erros. Comentando # é como se o sistema não enxerga-se aqueles comentários.

Edited:
#faça = O sistema não executa esta linha;
faça = O sistema executa esta linha;
Edited/

1 curtida

o que muda é que o programa vai usar a configuração que vc escolher, supondo que o google chrome usa arquivo de configuração pra poder funcionar, ai dentro do arquivo de configuração tem isso:

#HabilitarBarraDeFavoritos

se vc tirar o # (vulgo descomentar), a barra de favoritos apareceria

o que quer dizer quantas sessões um usuário pode manter? o que é uma sessão? tem outra configuração tmb que diz quantas sessões o usuário pode manter no servidor? mas não seria a mesma coisa que minha primeira dúvida?
Estamos sofrendo no curso , o professor ensina direito , ensina meio por cima , como se já soubéssemos as coisas e estivessemos lá só para se aprofundar mais no assunto …
T a que nem quando eu fui no CFC me inscrever para tirar a habilitação e o instrutor pediu se eu sabia dirigir… eu dei o seguinte berro: mas não é aqui que se aprende !! kkkk

1 curtida

Olá @dsilveira2 tudo bem contigo?

De forma geral e muito simplificada para não complicar, uma sessão corresponde à cada acesso remoto que um usuário faz em um servidor. E sim, um usuário pode ter várias sessões em simultâneo, dependendo de como o ambiente foi configurado.

Neste caso, uma conversa franca é o melhor caminho. Muitas vezes, como não o professor pode não saber o nível de conhecimento médio da sala, ele simplesmente está seguindo o cronograma. Ou talvez, ele esteja desafiando vocês para ver quem está interessado em correr atrás e quem só faz o que ele fala.

Eu sei dirigir, mas não tenho habilitação. Isso é algo bem comum.

:vulcan_salute:

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.