Duvida sobre sobre a verificação de ficheiros na inicialização

Recentemente eu decidi migrar do WIndows 10 para o Ubuntu. Criei um pendrive bootavel e instalei o Ubuntu. Ele funciona normalmente, mas uma coisa que estranhei foi que toda vez que inicio meu notebook, o Ubuntu fica mostra a mensagem “Aperte CTRL + C para cancelar a verificação de ficheiros do sistema”. Eu sei que isso é normal. Faz parte da inicialização. Mas o que me deixa na duvida é que enquanto espero ele carregar a tela mostra todo o processo da verificação dos ficheiros e fica alternando com a tela de carregamento. Na foto abaixo, mostra como ele se comporta. Eu consegui tirar essa foto enquando ele estava mudando entre as telas, mas ele fica alternando entre essas duas. É normal ou devo me preocupar?

1 curtida

Eae @Oliver_Calazans, beleza?

Não posso afirmar com certeza mas… não vejo problema nesse comportamento visto que simplesmente fica alternando entre os modo de visualização do boot (inicialização do sistema).

Mas de fato é curioso, nunca tinha visto esse bug visual antes. Sei que por padrão o Ubuntu faz aparecer a “splash art” no boot e se apertar “Esc” mostra a o console (a tela preta com todas aquelas linhas correndo rapidamente).

1 curtida

Se isso for só um bug visual, então está tudo bem. Ainda vou procurar mais sobre isso pra poder ter certeza. Aaahh, isso também acontece no meu outro notebook que uso o Mint. Uso ele há um tempo, sempre fez isso, apesar de achar estranho. Mas até agora tem funcinado perfeitamente. Obrigado pela ajuda.

1 curtida

Aparece isso de verificação para esta verificação detectar se tem defeito na superfície do DVD, ou seja, você realmente instalo o Ubuntu? Caso tenha instalado você tem que remover o pendrive de instalação ou tirar ele da ordem de boot para que o Ubuntu instalado no SSD inicie.

1 curtida

Sim, já instalei o Ubuntu. Mesmo sem o pendrive bootavel e as configuraçõs boot na ordem padrão, ele continua com isso…

Acho que o problema pode ser de compatibilidade com o hardware. Eu tirei o Ubuntu e coloquei o Mint, que também deu o mesmo erro. Xubuntu, a mesma coisa. Decidi colocar o Debian e deu certo. Acho que meu notebook não é compatível com o Ubuntu (o Mint é baseado nele. O Xubuntu é ele).

Meu notebook é um Lenovo g400s:
- Intel I5 3230m;
- 12 GB de RAM;
- SSD de 480 GB;
- O resto eu não sei, kkk.

Uai, que bom que o Debian deu certo. O repositório do Debian é ate maior que o do Ubuntu.

1 curtida

É… Eu não entendi.

No meu mint tem isso também, só que ele só mostra quanto eu aperto o “ESC” ou uma tecla F (F1 até F12), nunca mostra sozinho.

Se fosse pc falaria que o teclado esta com mau contado, mas como é Notebook teve ser algo de software, mas provavelmente é outra coisa. :upside_down_face: