Dúvida sobre redes

Na aula o professor fala que o protocolo IPv4 possui 4,3 bilhões de endereços , que na época do lançamento da tecnologia essa quantia era bastante , mas os endereços se esgotaram e agora tem o ipv6, mas fala que o ipv4 ainda é muito usado…
Eu acho que não entendi, então quem mantém um dispositivo que se conecta a internet até 2015 , 2018 ou sei lá (não sei quando foi o momento exato que se esgotou os endereços ipv4 )usa ipv4 e dai se esgotou e cada pessoa que compra um computador e instala internet agora tem um ip na versão 6 ? (ja que o ipv4 esgotou)
Explicou que todo número IP é unico, pois é nosso endereço lógico para acessar a internet, e para enviarmos e receber os pacotes !!!
Eu sei que meu IP pode não ser fixo e talvez ficar mudando sabe , ai ele explicou e explicou que o endereço IP é importante porque é nósso endereço e cada dispositivo deve ter um diferente para diferenciar um dispositivo do outro ( ou seja não pode ter 2 iguais)
Agora começou dar um exemplo mostrando um IP 192. 168. 0 .1 falando para a turma que pode ser o ip dos nossos computadores !!! acho que vou ficar louco kkkkk

Ola vou tentar explicar de uma forma fácil, então muitos conceitos vão ficar de fora. O IPv4 já chegou no limite, se não me engano em 2012 foram distribuídos os últimos endereços IPv4. Para acessar a internet é necessário um IP valido e como os endereços IPv4 acabaram, foi criada uma técnica chamada NAT (Network Adress Translation), que permite que varias maquinas que não possuam um IP “publico” acessem a internet através de outra maquina que possui um IP “publico”.
O endereço Publico é usado para acessar a internet, os provedores de Internet usam esses IPs em conjunto com o NAT para que seus clientes possam acessar a internet mesmo usando um endereço “Privado” (não é usado na internet)
Outro conceito importante é as classes de IP usadas no IPv4, são as Principais A,B e C, sendo:
Classe A os IPs: 1.0.0.0 até 127.0.0.0
Classe B os IPs: 128.0.0.0 até 191.255.0.0
Classe C os IPs: 192.0.0.0 até 223.255.255.0
Todos esses IPs são “Privados”, ou seja não são usados para acessar a internet, por isso que você usa eles no seu PC, celular etc.
Se não me falha a memória é isso mesmo kkkk

1 curtida

Valeu ai NidoBR !!!
Estou cursando TI , mas meu curso não é graduação em Redes , mas mesmo assim , é fóda !!
Faço EAD e já assisti todas as aulas disponíveis , tenho que fazer a prova só , e o professor nem tocou no assunto desse tal de NAT aí , que desgraça ! essa sua simples e objetiva resposta, desbugou , minha mente , que já tava dando tela azul !! kkkkk

1 curtida

Redes é tenso mesmo, mas é essencial saber pelo menos o básico na carreira de TI, boa sorte! :grinning: