Dúvida sobre "reconfiguração" de setup

Alguns de vocês sabem que há poucos meses ( 3 meses atrás) eu montei um

Asrock Stell legend B560 | i5 11400 | 16 GB de RAM DDR4 3200 MHz Fury Kingston | Fonte Corsair CV 450 | Gabinete Cougar | Placa Wireless e Bluetooth

O computador é “forte”, mas nesse breve período de tempo, minhas necessidades mudaram.

Estou precisando mais de algo portátil: um notebook.

Eu tenho um notebook aqui que é de uso “da casa”. Então, comecei a pensar em vender o meu desktop.

Estou naquela etapa de “estudar cenários”

Meu uso geral no computador consiste em algumas tarefas:

  1. Navegar na web ( gosto de deixar muitas páginas abertas) – Atividade muito frequente.

  2. Ler pdfs ( livros e notas de aula) — Atividade muito frequente

  3. Programar — atividade ocasional

  4. Trabalhar em uns programas leves em uma máquina virtual WIndows – Atividade pouco frequente

  5. Trabalhar construindo objetos no Blender — Atividade rara¹

¹ Mas quando preciso usar é algo que passo alguns dias trabalhando

A ideia era usar cargas muito pesadas em um outro computador no qual posso ter acesso remotamente e mandar renderizar por ele.

A ideia era usar o SSD NVMe e colocar no notebook Dell Vostro 3480 com Petium GOLD 5405.

A minha pergunta é:

Para as atividades (1) → (4) eu sentirei diferença no tempo de carregamento de páginas ou na rolagem de páginas de um pdf?

Alguém poderia arriscar quanto conseguiria pegar nesse meu PC, sem o SSD ?

Obrigado.

Para as atividades (1) → (4) eu sentirei diferença no tempo de carregamento de páginas ou na rolagem de páginas de um pdf?
Isso depende de vários fatores como: Seu hardware, Velocidade da sua internet / Navegador com suporte a GPU rasterization para o seu hardware. Quanto a rolagem de páginas em pdf depende tmb de qual programa vc usa.

1 curtida

Considerando os mesos programas…

Eu nunca mais usei PC/Note fraco então fico com receio de ficar mal acostumado. Talvez eu tenha o trabalho de formatar o SSD e colocar nou notebook apenas para testar.

Mas eu chuto que nessas atividades o processador não vai impactar muito. Você acha o mesmo?

Como é a sua experiência com o Celeron N3010 ?

Obrigado.

No geral é satisfatória considerando que uso SSD e intel tem bom suporte no Linux, então ambos navegadores Firefox e Chrome rodam bem no meu hardware. O que mais limita no meu caso é não exagerar demais na abertura de varias abas no browser considerando que só tenho 4GB de ram. O que salva ainda é a GPU integrada desse processador que atende bem no uso basico.

1 curtida

RAM de 4 Gb limita o uso de máquina virtual.

Uso um notebook com um Celeron de geração (ainda) intermediária, SSD e 4 Gb de RAM. Não sou “perdulário” quanto a abas de navegador da Web, mas lido com três ou até quatro sem ter problemas, e acho que poderia abrir mais numa boa. Uma fica aberta no YouTube, outra no Diolinux Plus e outras duas, normalmente, em site de notícias e no WhatsApp Web.

Ainda uso, em paralelo ao navegador, o editor de textos, o gerenciador de arquivos e, eventualmente, aciono leitor de PDF, calculadora e acessórios semelhantes.

Não tenho do que me queixar.

1 curtida