Duvida sobre particionamento

Não qual a entrada que ele está usando, ela seria um desses grubs_* ?

Como posso saber qual entrada ele está usando?

Pra descobrir a entrada ativa e todas a entradas EFI na NVRAM do firmware da sua placa mãe:

efibootmgr
ou
efibootmgr -v

1 curtida

Opa, bom dia!

É como o Deleterium falou! efibootmgr retorna todas as entradas e a ordem de boot!

Conseguiu inserir a entrada para o Debian no menu do grub?

1 curtida

Bom dia! como vão?

Então não existe o arquivo
/boot/grub/grub.cfg na partição onde está o debian.
Estou pensando em recriar as partições linux e começar pela instalação do debian

Bom dia,

MInha saida só mostra o windows

efibootmgr
Timeout: 10 seconds
BootOrder: 0000
Boot0000* Windows Boot Manager

Isso significa que o grub está rodando na partição, e não via EFI…

Primeiro, veja se o pacote grub-efi-amd64 está instalado; se estiver, reinstale o grub na partição e na NVRAM:

grub-install --target=x86_64-efi --efi-directory=/boot/efi --recheck /dev/sda

Depois, mande um update-grub, e rode o efibootmgr pra ver se instalou corretamente.

1 curtida

Uai, engraçado… No meu tem o arquivo…

1 curtida

limpei as partições e estou instalando de novo o debian

deu esse erro aqui

montei o boot/efi antes da instalação. Notei que ainda restaram os seguintes aquivos na pasta

shot

Posso excluir todas e deixar só Microsoft e reinstalar as partições com linux pra ver se novos arquivos seram criados?

Ou criar uma nova partição para boot?

Sim, parece que a partição está pequena demais… Pode apagar as pastas, menos a BOOT e a Microsoft, e depois reinstalar o EFI de cada distribuição manualmente.

sempre tenho problemas com instalações em UEFI, instalei tudo de novo em Legacy e minhas partições ficaram assim:


Consegui fazer a /home compartilhada, e deixei esse espaço para uma outra instalação. será que posso instalar o windows assim?

Se eu instalar só o windows em UEFI e deixar as distros em legacy e sempre que quiser usar o windows alterar na bios vai funcionar?

Sim, vc pode, na prática é só colocar o mesmo nome de usuário para ambas distros.
Enfim, a questão é como que cada sistema irá enxergar essa pasta compartilhada. Exemplo, você instala o Gimp em ambas distros, é provável que, se vc instalar ambos da mesma forma (deb, flatpak ou snap), as configurações de ambos “Gimps” fiquem as mesmas, enfim, seus dados de usuários servem para ambos os sistemas e podem influenciar na interface, inicialização e apps de ambos.

1 curtida

Fiz uma gambiarra aqui e deu “certo”

Agora ta funcional

Instalei tudo em UEFI e deixei pra instalar o Windows por último. O Debian foi o segundo e acusou erro na hora de instalar o grub. Então não instalei. Reiniciei com o Arch e criei outro arquivo grub.cfg. Esse reconheceu o Debian, que por sua vez passou a aparecer no grub do Arch. Depois fui instalar o windows. O windows ainda inicia primeiro, e ta iniciando num modo login que não me deixa nem alterar a bios. Consigo acessar GRUB com a tecla Esc e escolhendo meu HD pra bootar. Mas se não fizer isso o windows já inicia aceleradão. Só me falta ver isso. Acho que deve ser algum modo na configuração do proprio windows, estou procurando.

1 curtida

Você já tentou recuperar o grub? https://sempreupdate.com.br/como-recuperar-grub-comandos-linux/
Para que ele possa “tomar conta” da inicialização?

1 curtida

Ainda não tentei, vou tentar isso e ver

Enquanto aos pacotes universais. Vou tentar instalar uns snaps em uma Distro e linkar na /home e depois instalar os serviços snaps em outra e tentar a abrir os apps. Vou ver se rola.

1 curtida

Melhor, no caso, se você instalou em UEFI, na própria BIOS você escolhe o sistema que inicializará primeiro.

1 curtida

Vc disse que está instalando o Debian e Arch, certo?

Tem isso? Vou procurar quando conseguir abrir minha bios. Vi vários videos falando sobre o UEFI. Em todos os pessoal mostra uma tela custumizada que tem até como mexer com o mouse, bem diferente da bios. Mas o meu UEFI não mudou nada, ainda é aquela tela azul véia. Será que preciso atualizar ela. Sua UEFI é tunada ou ainda tá tipo BIOS?

Então, todas essas “telas” são BIOS, umas se navega por teclado, outras mais recentes se pode usar até o mouse.

Se vc quiser, podemos conversar pelo Discord.