Dúvida sobre particionamento /home compartilhado entre windows e linux

Bom dia pessoal. Possuo dual boot em uma máquina com windows 10 e Linux. Atualmente o Windows está no SSD e Linux no HD. Eu formatei o Windows e liberei um espaço no ssd para Instalar o Linux no ssd também. Minha dúvida é:

-Eu posso instalar uma partição “/” no ssd em ext4 e a “/home” separado numa outra partição (no hd) no formato ntfs?

-Caso não dê a para fazer a opção acima, eu posso instalar todo o Linux na partição / e no kde encaminhar com link simbólico a partição /home para um diretório no hd em ntfs? Dá problema?

O objetivo final disso tudo é eliminar partições em disco e principalmente compartilhar todo disco D (o hd) para minhas pastas de usuários (tanto pastas de usuário linux como de windows) e que seja reconhecido por ambos sistemas. (pois o windows não lê nativamente partições ext4).

desde já agradeço.

1 curtida

Eu acho que não vai funcionar porque o sistema de arquivos NTFS é diferente, não foi feito para trabalhar com Linux. A questão das permissões de arquivo por exemplo…

Eu achei esse tópico aqui nesse fórum, veja se ajuda.
https://www.vivaolinux.com.br/topico/Particoes-no-Linux/home-em-particao-ntfs-pre-existente
Ao que parece, você poderia deixar a /home na mesma partição que está o / (em ext4) e criar links simbólicos para algumas pastas na sua home (como Documentos, Donwloads, Músicas, etc) para a partição NTFS, e deixar o restante dos arquivos e pastas da home (que geralmente começam com .) na partição original.
Você também teria que editar o fstab para que a partição NTFS seja montada automaticamente ao iniciar o Linux.

6 curtidas

Valeu. Vou tentar…

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.