Dúvida sobre particionamento de disco

Pessoal estou com uma dúvida e creio que vocês podem me ajudar tenho um notebook com core i5 6gb de memória e 500 gb de hd, observei que depois que instalei o deepin meu notebook ganhou um folego que não tinha com o windows 10 pro original.

Porém em alguns momentos estou tendo alguns problemas com o deepin quando tento pegar um software mais atualizado exemplo o stremio, mysql workbench e me deparo com problemas de pacotes já instalados com versões desatualizadas impedindo assim a instalação dos pacotes, alguns consegui resolver outros infelizmente e tenho receio em tentar instalar versões mais recentes dos pacotes e trazer instabilidade para o sistema.

Pensando nisso gostaria de vossa opinião estou pensando em montar o seguinte cenário:
Montar uma partição / para o deepin de 100 gb;
Montar uma partição /swap para o deepin de 2gb;
Montar uma partição / para o linux mint de 100 gb;
Montar uma partição /swap para o linux mint de 2 gb;
Montar uma partição /home para as duas distros com o restante do meu hd.

Minha dúvida é a seguinte eu posso ter algum problema com uma partição /home compartilhada entre as duas distros? A configuração acima esta ok ou vocês acham que a estrutura acima merece alguma atenção?

Você pode utilizar a mesma partição home para as duas distros, mas deve utilizar diferentes usuário, se utilizar o mesmo usuário nas duas, vai dar problema.

Não é necessário criar duas partições de swap, ela pode ser utilizada por varias distribuições sem problemas, desde que, ao instalar a 2°,3° ou demais distros, não formate a swap na hora da instalação.

Saudações.

1 curtida

Se vc não usa a hibernação, nem há a necessidade de se criar a /swap. Quanto ao Deepin, 30gb sobra espaço (desde que não use Flatpak/Snappy).

1 curtida

não precisa instalar flatpak’s na raiz /var…pode se instalar tudo na home com (–user) ou fazer o gnome software usar a home por default para flatpak’s - YouTube

2 curtidas