Dúvida sobre Overclock

Bom dia pessoal!

Seguinte, estou rodando o Manjaro KDE na minha maquina… mas a minha duvida não tem relação alguma com o sistema.

meu PC queimou e tive que ressucitar um PC antigo com as seguintes configs:

Procesador AMD Athlon II x2 240
Placa mãe ASUS M4N68T-M LE
2x 4GB DDR 1600 Mhz
VGA GTX 550 Ti 1GB

Bom, fiz um overclock simples, passando a CPU de 2,8 Ghz para 3,08 Ghz

o overclock vai de boa, sem dar tela azul, usei ele praticamente por 10 horas seguidas rodando alguns joguinhos, porém acontece uma coisa que me incomoda bastante, toda vez que desligo/reinicio o PC a tela da BIOS diz que o overclock falhou ai se eu entrar na BIOS e apenas dar um F10 e salvar ela vai

Alguém saberia o motivo de dar esse erro?

Feliz Ano novo para todos e que 2021 seja um ano melhor que 2020!

1 curtida

Olá @Grimpop :wave:. Bom Qual é a Fonte que alimenta essas configurações? O overclock que você fez foi somente no processador?

Overclock é um tanto “complexo” para o suporte online, pois cada placa mãe tem suas características, os componentes envolvidos, RAM, Fonte de Energia até mesmo a energia da própria residência já que certos overclock são acima do limite, o clima interfere, pode ser até mesmo que alguém tenha a mesma configuração sua mas para ela da certo e para você pode não dar certo, a “loteria do silício”. Overclock mais técnicos tem fórmulas eletrônicas para fazer. Em resumo, Overclock precisa ser equilíbrado em toda a placa mãe, senão acontece o efeito “Carruagem com 1 Cavalo Rápido e outro Cavalo Lento”, tenta fazer o cavalo rápido correr, o lento vai limitar o rápido. :sweat_smile:

1 curtida

uma fonte seasonic 450w

é um overclock bem simples, não tenho problema com ele em si, o problema mesmo parece estar na placa mãe pelo que andei pesquisando, que ao reiniciar o sistema as vezes ela da erro no overclock, e como disse, bastar entrar no setup, salvar e sair com o overclock feito que ela vai sem problema.

não é tanto um problema é mais um incomodo ter que toda vez entrar, salvar e sair rsrsrs…

1 curtida

Esse sentimento de incomodo é ruim mesmo, acontece o mesmo comigo quando algo funciona mas um simples detalhe não deixa funcionar como esperado por algum fenômeno :ghost: :joy:

Vamos aguardar para ver se algum usuário já conseguiu resolver esse bug.

:v:

1 curtida

pior que para usuario linux era para estarmos acostumado com isso kkkk… sempre tem aquele detalhe que queremos na DE que nunca fica do jeito que esperamos.

o negocio para mim vai ser eu acostumar com isso até chegar as peças do novo PC

1 curtida