Seguinte, estou rodando o Manjaro KDE na minha maquina… mas a minha duvida não tem relação alguma com o sistema.
meu PC queimou e tive que ressucitar um PC antigo com as seguintes configs:
Procesador AMD Athlon II x2 240
Placa mãe ASUS M4N68T-M LE
2x 4GB DDR 1600 Mhz
VGA GTX 550 Ti 1GB
Bom, fiz um overclock simples, passando a CPU de 2,8 Ghz para 3,08 Ghz
o overclock vai de boa, sem dar tela azul, usei ele praticamente por 10 horas seguidas rodando alguns joguinhos, porém acontece uma coisa que me incomoda bastante, toda vez que desligo/reinicio o PC a tela da BIOS diz que o overclock falhou ai se eu entrar na BIOS e apenas dar um F10 e salvar ela vai
Alguém saberia o motivo de dar esse erro?
Feliz Ano novo para todos e que 2021 seja um ano melhor que 2020!
Olá @Grimpop . Bom Qual é a Fonte que alimenta essas configurações? O overclock que você fez foi somente no processador?
Overclock é um tanto “complexo” para o suporte online, pois cada placa mãe tem suas características, os componentes envolvidos, RAM, Fonte de Energia até mesmo a energia da própria residência já que certos overclock são acima do limite, o clima interfere, pode ser até mesmo que alguém tenha a mesma configuração sua mas para ela da certo e para você pode não dar certo, a “loteria do silício”. Overclock mais técnicos tem fórmulas eletrônicas para fazer. Em resumo, Overclock precisa ser equilíbrado em toda a placa mãe, senão acontece o efeito “Carruagem com 1 Cavalo Rápido e outro Cavalo Lento”, tenta fazer o cavalo rápido correr, o lento vai limitar o rápido.
é um overclock bem simples, não tenho problema com ele em si, o problema mesmo parece estar na placa mãe pelo que andei pesquisando, que ao reiniciar o sistema as vezes ela da erro no overclock, e como disse, bastar entrar no setup, salvar e sair com o overclock feito que ela vai sem problema.
não é tanto um problema é mais um incomodo ter que toda vez entrar, salvar e sair rsrsrs…
Esse sentimento de incomodo é ruim mesmo, acontece o mesmo comigo quando algo funciona mas um simples detalhe não deixa funcionar como esperado por algum fenômeno
Vamos aguardar para ver se algum usuário já conseguiu resolver esse bug.
pior que para usuario linux era para estarmos acostumado com isso kkkk… sempre tem aquele detalhe que queremos na DE que nunca fica do jeito que esperamos.
o negocio para mim vai ser eu acostumar com isso até chegar as peças do novo PC