Duvida sobre o Wine(playonlinux)

Bom Galera, sei que pode ser uma duvida meio burra, mas já que não custa perguntar, então eu vou perguntar haha
então, atualmente eu uso o Windows, pois jogo alguns games, mas todo mundo sabe que o windows 10 é um sistema com muitos bugs, principalmente aquele de 100% de disco que enche muito o saco e queria mudar para uma distro linux para evitar esses bugs, minha duvida é a seguinte, da muita diferença de desempenho comparando ao windows? outra duvida é, minha placa de video é uma GT240 ela tem suporte ao directx 10 somente, e eu tava afim de jogar o PUBG Lite Beta que só não roda no meu pc pq pede minimo directx11, mas o jogo é muito leve, queria saber se com o wine eu poderia contornar isso e conseguir executar jogos que exigem directx 11 em hardware que é limitado em directx 10, ja que ao meu ver é um “emulador”

se alguem puder me ajudar, agradeço muito, aliás aceito dicas de distros, pois a unica que eu usei até hoje foi o Ubuntu… kkkk

Veja bem, para execução de games via wine dependerá do jogo em si, mas não espere a mesma performance. Existirá uma perda, em muitas vezes imperceptíveis ou que não atrapalham em nada a gameplay.

Sobre o PUBG, infelizmente o anti-cheat impede seu funcionamento (atualmente) no Linux via Wine. Alguns jogos podem enfrentar tal barreira.

Creio que tudo isso seja questão de tempo, como escrevi no seguinte post no Diolinux ( Jogos e os anti-cheats no Linux - Diolinux ).

Mas tenha ciência que é sempre melhor ter como preferência games nativos, ou jogos via SteamPlay/Lutris sem anti-cheats (para “evitar a fadiga”…kkkkkkkkkkkkkkk).

Espero ter elucidado a questão, boa sorte.

3 curtidas

então o PUBG Lite não tem anticheat ainda se nao me engano, até pq ta em beta, será que assim eu conseguiria executa-lo? O jogo exige directx 11 e minha placa de video atual é limitada ao directx 10… tirando esse jogo que eu quero jogar eu só jogo lol e CS GO no caso do CS eu sei que tem nativo kkkkkk

1 curtida

Qual o seu hardware? Recomendo testar o Mint ou o Xubuntu, você pode baixar no site de graça sem problemas

Edit: Recomendo baixar via torrent