Dúvida sobre o tamanho de apps Snap e Flatpak

Estou me deparando com arquivos em flatpak grandes, na loja do ubuntu tem o tamanho pra baixar e o tamanho instalado, qual dos tamanhos será o que ocupara espaço no meu hd? Programas simples com mais de 1 gb pra baixar.
O que vcs recomendam pra instalar pacotes sem ocupar o hd com 5 programas?
Obrigado.

O tamanho que irá ocupar em seu HD será o tamanho instalado.

Então, Snap e AppImage são bem pequenos (cerca de 100MB, as vezes menos, as vezes mais), porém, o Snap mantém 3 versões do mesmo programa para o caso de fazer rollback, e é necessário que tenha pelo menos um Snap a mais, que no caso e o Core (as vezes tem até 2), e ai fica 9 Snaps para um simples programa em Snap, e isso faz ocupar mais espaço em disco e mais tempo de boot também. Os AppImage são únicos, não possuem essa necessidade de Core e nem de ter 3 versões do mesmo programa, e por isso ocupam bem menos espaço.

Agora quando falamos de Flatpak a coisa muda completamente, cada Flatpak pode ter várias dependências (chamadas de runtimes), que vão desde temas GTK até as gigantescas libs do Gnome/KDE e até a bodega do driver de vídeo! Ai já sabe ne, um simples programa pode ter 1, 2 e até 3GB de tamanho, e ai só tendo um HD sem limitação de espaço, e uma net boa também né, kk.

Pra mim, Snap e Flatpak são iguais o Windows, só uso por obrigação, e olhe lá, tenho 4 Flatpaks no meu sistema (14 ao todo contando as runtimes), tá usando 3.1GB, espaço não é um problema tão grande pra mim, mas não tenho nenhum Snap, AppImage tenho uma penca, é de longe o melhor formato…

sobre tamanho e como medir runtimes/apps com flatpak, creio que com snap / flatpak a medição se faz de maneiras diferentes… On application sizes and bloat in flatpak – Alexander Larsson