Duvida sobre meu pc

pessoal sou iniciante minha configuração é essa e não consigo
acha a distro certa pra essa configuração
Dell Inc. Inspiron 5458
ram 12,0 GiB
prossesador Intel® Core™ i3-5005U × 4
graficos Intel® HD Graphics 5500 (BDW GT2)
capacidade 1,0 TB

1 curtida

Cara, eu tinha uma máquina bem inferior e praticamente tudo funcionava “ok”. Algo com XFCE vai rodar mais suave, mas acredito que nesse seu hardware um Gnome atual fique bom. Comece com o mais “safe”, tipo Ubuntu LTS mais atual, Linux Mint ou PopOS. Se quiser pode testar o Mint com XFCE, que usei bastante tempo e é bastante leve e bonito, mas não sei como anda a questão do Wayland nele atualmente.

1 curtida

esse meu pc ele esta dando muito tal programa não está respondendo

1 curtida

Isso acontece só com distros Linux ou também com Windows? O que exatamente ocorre?

1 curtida

ele mostra não esta respondendo e acaba travando e tenho que força o desligamento

1 curtida

Bom, tenho um Dell 5558, que é o meu notebook antigo, com quase essa mesma configuração. Uma coisa é: Fuja de distros com Gnome como Ambiente Gráfico, pois ele é mais pesado que os outros ambientes.

E de distro que poderia rodar legal aí, é o Xubuntu, Ubuntu Mate, SpiralLinux (XFCE ou Mate) e o Linux Mint (XFCE ou Mate). Talvez, o KDE Plasma rodaria bem nesse computador, pois ele parece ser bem otimizado.

Se é esse diálogo aqui, isso é normal do Gnome/Cinnamon.

Se não me engano, o tempo padrão para essa janela aparecer é de uns 5 segundos. O que é um tempo ridiculamente curto. Mas você pode colocar o tempo de espera em um minuto com esse comando:

gsettings set org.gnome.mutter check-alive-timeout 60000

Mas, se você está usando o Mint, o comando é quase o mesmo, só mudando alguns detalhes

gsettings set org.cinnamon.muffin check-alive-timeout 60000

Esse comando vai fazer a janela de “Esperar ou Forçar Saída” esperar mais tempo antes dela aparecer.

Esses travamentos acontecem quando o sistema está consumindo muita RAM? Se for por esse motivo, o travamento ocorreu pois o sistema está tentando lidar com o consumo excessivo de RAM e transferindo arquivos da RAM para a Swap.

E como você usa um HDD, esse processo é mais lento.

2 curtidas

muito obrigado vo fazer o que você disse , pois sou novo no linux

2 curtidas

Eu tenha quase a mesma configuração sua coloquei o archlinux já faz 2 anos e até hoje sem problemas, uma distro muitor rapida, atualizações diarias, leve e facil de resolver com uma comunidade enorme, tem o debian tambem que é bem leve mas demora para ser atualizado ele é mais estavel, essas são as unicas distro que usaria, as outras distro vem tudo baseado nessas 2 duas distros arch e debian.

2 curtidas

A não ser que o cara queira aprender sobre Linux, recomendar o Arch e o Debian a um iniciante é loucura. Embora eles sejam muito bons.

Nesse caso, tem as derivadas que facilitam, como o Crystal Linux (no caso do Arch), Big Linux (baseado no Manjaro, que é baseado no Arch) e o LMDE (no caso do Debian).

2 curtidas

Meu notebook é uma carcaça de 20 anos atrás, mete um Ubuntu 24.04 server, coloquei um I3WM e estou aqui, quase full linha de comando, praticamente transformei o Ubuntu server em desktop.

Esse esquema é bom, gosto de fazer isso com o Debian hehe, mas pra iniciante é difícil já começar nesse pique, melhor ir pra algo mais amigável com XFCE primeiro.

1 curtida

Verifique a saúde do hd
Caso ainda esteja no windows utilize esse programa CrystalDiskInfo - Crystal Dew World [en]

1 curtida

Meu computador também apresenta travamentos com frequência.
E o meu causador é claramente a placa de vídeo.
Eu tentei o Debian 10 32 bits com 8GB de swap e não tive resultados muito agradáveis. O Linux é um dos melhores sistemas quando se trata de gerir memória e threads, não é à toa que é usado em 99% dos supercomputadores.
A alternativa que encontrei foi minimizar ao máximo o uso do processador, usando um sistema 64 bits e desktops leves como XFCE e LXDE. Eles são as alternativas mais fáceis de usar no dia a dia, além de todo tipo de aplicação que não tenha grande peso sobre a máquina.
O XFCE é extremamente estável, simples, rápido e completo, podendo ser completamente configurado pelos menus.
Enquanto o LXDE é praticamente um Openbox (aplicativo responsável pelas janelas) pré-configurado, e tende a ser mais leve que o XFCE, a custo de complexidade extra para o usuário.
Eu abomino o LXQt por ter um péssimo comportamento com hardwares antigos, além de conseguir gastar mais processamento que o XFCE.
Espero que minha experiência tenha te ajudado.

agora esta melhor meu notebook
estou usando o ubuntu mate, um amigo ai da galera me indicou
está rodando muito bem

queria agradecer ai por indicar estou usando o ubuntu mate agora meu notebook está rodando muito bem, sem travamento.

1 curtida