Dúvida sobre efi

Bom dia, devo desabilitar o secure boot para maior compatibilidade com o Linux? Pois ao instalar o KDE Neon o sistema informava que não havia escolhido um particionamento gpt, quando, na verdade, já havia formatado em gpt.

Não sei se entendi sua dúvida, mas esquema de particionamento GPT e SecureBoot são coisas diferentes. Mas vou dar uma dica se tiver alguma duvida para instalar Linux. Preferencialmente desative o secureboot ao instalar distros linux. Algumas suportam secureboot mas não todas, então no geral vc deve deixar desabilitado para n ter problemas. Quanto a GPT isso é o esquema de particionamento do disco (HD, SSD e etc) de instalações modernas para uso em bios modernas chamadas UEFI. Resumindo: Desative o secureboot e quando for instalar “seu linux” formate o disco e escolha GPT como esquema/tabela de particionamento. Aí basta criar uma partição /boot/efi ou simplesmente EFI (caso do instalador do ubuntu) para inicialização do sistema e criar as demais partições (swap, / e /home) normalmente.

O sistema não instala quando customizo a instalação, mas quando uso a instalação automática funciona. Eis a tela de erro que aparece quando instalo de maneira customizada.

Tira uma foto melhor. Essa tá um pouco ruim de ver.

vc está no modo de emergência. se vc formatou em btrfs, o problema pode ser outro. veja essa dica minha, quem sabe não é isso? Corrigindo o erro "[FAILED] Failed to start Migrate UID 1000 from semi-wrong groups to correct ones" no KDE Neon

outra coisa: no boot pede p vc rodar o comando:

journalctl -xb

faça isso. vejamos oq aparece.