Dúvida sobre dualboot do Ubuntu 20.04 com o Windows 10

Oi. Eu estou tentando instalar o Ubuntu 20.04 em dualboot com o Windows 10. Eu segui o tutorial do Diolinux disponível nesse vídeo, mas na hora de criar a partição de boot, quando eu vou em “Usar como” não aparece a opção “Área reservada de inicialização do BIOS”, que foi a opção usada no vídeo. Como eu posso fazer?

1 Curtida

Qual passo está dando erro? Tenho um bom conhecimento sobre dualboots e posso ajudar vc a resolver o problema.

Na parte de criar as partições para o Ubuntu. O instalador do Ubuntu não reconhece a minha instalação do Windows. Dentro do próprio Windows eu separei 100 GB de espaço livre para instalar o Ubuntu. Quero saber como eu divido esse espaço de 100 GB no instalador do Ubuntu.

mostra um print da tela de partições na instalação do ubuntu.

Oi. Obrigado pela resposta. Estou colocando abaixo as imagens:

O programa de instalação do Ubuntiu não encontra o Windows 10 instalado no meu computador.

Particionamento do meu HD. Quero instalar o Ubuntu no espaço livre. Eu liberei o espaço usando o aplicativo de Gerenciamento de disco no Windows 10.

Use o espaço livre para criar as partições linux. Pode criar a partição de boot, mas tu ja tem o windows, acho que não precisa, pois o grub irá trocar…

Eu colocaria no espaço livre uma partição de swap 4 GB, e mais uma apenas com o / (barra) e mandava instalar.

Mas caso queira pode dividir, dexando 50 GB para o / e o restantante para o /home.

Acredito ão ter problema ele não reconhecer o windows ai. pois a instalçao vai atualizar o Grub e quando reiniciar vai estar lá.

Faz o teste. caso não dê certo, é só atualizar o Grub dnv.

O carregador de inicialização eu coloco na partição / ou no swap?

O Carregador de inicialização vc só vai escolher o disco. No caso o HD…Não necessita escolher a partição, como será dual boot ele vai usar a do Windows.

1 Curtida

Vou testar aqui. Obrigado.

1 Curtida

Tranquilo. teste ai e poste o resultado pra gente

Apareceu a seguinte mensagem de erro:

1 Curtida

Isso muda um pouco as coisas… Uma pergunta, Seu Windows está instalado com UEFI, certo?

Acho que sim. Já olhei na BIOS e se eu desligar o UEFI Boot, não consigo nem inicializar o Pendrive do Ubuntu, já que o computador não reconhece o teclado.

Estranho. O teclado não deveria afetar kkk…

Tem alguma opção de secure-boot ativada?

Se tiver desative ela. e tente trocar do UEFI pelo Modo Legacy.

e na propria Bios, tente já deixar o boot marcado para o pen drive, para assim não afetar seu teclado.

Ai subindo o Pen-drive do Ubuntu, verifica se na instação reconhece o Windows

Segue algumas fotos da minha BIOS:

Tipo de Boot

Boot seguro desativado

Deixando somente o modo Legacy ativo, o teclado para de funcionar na tela abaixo, que aparece após eu solicitar o boot pelo Pendrive do Ubuntu, aí eu não consigo avançar na instalação.

1 Curtida

Isso ta parecendo um bug da iso.

Tenho duas ideias… Mantenha a config da Bios assim e veja se entra no Windows.
Caso entre certinho, Vá até seu Pen-drive e exclua a Pasta EFI e tente bootar novamente pelo Pen-drive.

caso não dê certo, vamos pra proxima ideia:

Crie o Pen-drive de novo, mas usa o programa Balena Etcher para fazer isso.

aguardo os testes aqui

Eu sempre utilizo o Balena Etcher para criar o pendrive.

1 Curtida

de fato é o melhor.

Uma duvida, ja testou outra iso para ver se acontece o mesmo?
Tipo Linux Mint…

Esse /dev/sda2 é seu Windows! tá aí. No Caso ele não tá achando a partição EFI. Mas na instalação do Ubuntu vc pode criar uma.

1 Curtida