Duvida sobre Dual Boot

Gente alguém pode me explicar como fazer dual boot em uma bios do samsung book.
Eu já estou com o pendrive bootavel, mais estou inseguro em fazer pq estou com medo de perder minhas coisas do sistema windows

Primeiramente, no próprio Windows, libera um espaço no teu HD ou SSD:

Clica com o botão direito no ícone do Windows, vai em gerenciamento de discos e diminui o teu disco C, se for instalar no mesmo dispositivo (se tiver um só HD ou SSD na máquina).

Se for uma das distros “principais” (Ubuntu, Debian, Fedora, OpenSuse) que funciona com o secure boot, é só inserir o pendrive bootável, reiniciar e ficar apertando F10 (ao menos no meu Samsung é essa tecla, F2 também serve) aí no menuzinho selecionar o pendrive e prosseguir.
Se for outra distro, pesquisa se ela suporta secure boot, se não, desativa o secure boot.

Em hipótese alguma apagues qualquer partição do Windows, ou selecione opções como criar nova talela de partições etc.

Por via das dúvidas, assiste ao tutorial do Dio Como fazer DUAL BOOT com Windows 10 e Linux - Tutorial FÁCIL - 2021 - YouTube

Também vê o vídeo sobre partições, é interessante para entenderes o que é o quê.

1 curtida

opa mano vlw, vou ver aqui

Pra ficar tranquilo, faça backup dos seus documentos em uma unidade externa. Essa é a dica de ouro!

Se vc quiser treinar de forma segura sobre particionamento e isntalação, é possível instalar uma máquina virtual no Windows e fazer os testes, por exemplo instalando duas distribuições do linux lado a lado.

1 curtida