Dúvida sobre drivers da Nvidia no Linux Mint

Pessoal, boa tarde.

Postarei algumas dúvidas aqui porque gostei bastante do ambiente e acho que é um bom lugar pra conseguir ajuda em relação a Linux, o mundo que sou novato (3 dias…rs)

A questão desta vez é que eu estou na última versão do Mint e percebi que no site da NVidia, a versão do driver de vídeo é diferente da versão que está disponível no gerenciador de drivers que vem no sistema.

Como podem ver no print, eu baixei a versão do site e rodei o .run imaginando que após isso e reiniciar, a versão mais nova estaria disponível no gerenciador para eu selecionar.

Com essa situação me vieram 2 dúvidas. O que é melhor fazer… Utilizar a versão indicada no gerenciador ou instalar a versão mais nova?

Se a versão mais nova for a melhor opção, como faço para utilizar?

Ah sim, no painel da NVidia a versão que se mostra como ativa é a do painel de drivers mesmo e a que baixei não aparece em lugar algum.

Muito obrigado desde já. Tenho recebido muita ajuda de vocês.

Os desenvolvedores do Mint/Ubuntu vão avaliar se é uma boa opção, se causa incompatibilidade/travamentos/problemas e vão liberar a atualização assim que eles se sentirem confortáveis.

De modo geral o Ubuntu/Mint já tem pacotes bem atualizados. Instalar as versões recém liberadas dos softwares no geral vai causar mais problemas do que solução. Melhor ficar uma versão atrás com o computador funcionando do que tentar ir pra última versão e arriscar quebrar o ambiente gráfico.

Mas se quiser tentar, eu faria isso num sistema operacional que não seja o de “produção”. Qualquer problema vc dá boot no outro sistema pra caçar soluções, ou mesmo assistir um filme e pensar no problema só amanhã!

1 Curtida

Entendi @Deleterium

Obrigado irmão, ficarei com a versão recomendada pelo Mint mesmo.

No geral, 99% das vezes a versão do site serve pra duas coisas:

  1. Sistemas operacionais empacotarem e reportarem bugs

  2. Usuários entusiastas reportarem bugs no driver

A versão do site é uma versão debug (feita pra fazer testes e depurar),geralmente não traz benefícios algum pro usuário comum

2 Curtidas

Exatamente.
O proprio gerenciador de driver do mint e outros derivados do ubuntu, vai trazer a versão mais recente estavel pra vc.

É engraçado pq antigamente instalar driver de video no linux era uma coisa complicada, hoje porém é mais fácil que no windows. kkkk

1 Curtida

Cara, exatamente. Achei não mais fácil, mas exatamente a mesma mecânica.
Já ouvi muita história e me sinto bem por ir pelo caminho todo construído hoje em dia kkk
Vou estudar as dificuldades necessárias apenas.

Muito obrigado a todos pelo help!