Dúvida sobre configuração mínima de hardware para o BigLinux

Fiquei sabendo que o Big Linux vem com muitas facilidades de uso resolvendo muitas necessidades com simples clique em menus de cotexto acessando ferramentas já instaladas sem a necessidade de as ter que descobrir e instalar.

Isso é uma mão na roda mas acho que se baseia no Arch e é pesado pois meus PCs são muito velhos e por isso não o uso.

2 curtidas

Segue a CONFIGURAÇÃO

Mínima

• Processador de 64 bits Intel ou AMD ou compatível
    • 2 GB de memória RAM
    • 8 GB de espaço de armazenamento

Recomendada

• Processador de 64 bits Intel ou AMD ou compatível
    • 4 GB ou mais de memória RAM
    • 40 GB ou mais de espaço de armazenamento

Se o seu computador não se enquadra nessas configurações eu recomendo usar o AntiX

Grato
Rafael Ruscher

2 curtidas

Mas a base é mesmo o Arch ?

É baseado no Manjaro.

O BigLinux é uma distribuição Linux que se baseia no Manjaro, e o Manjaro, por sua vez, é baseado no Arch Linux. Essa relação de base compartilhada significa que a documentação e recursos disponíveis para o Arch Linux e o Manjaro também podem ser aplicados no BigLinux, já que ele também é uma variação do Arch Linux. Portanto, usuários do BigLinux podem aproveitar a vasta documentação disponível para o Arch e o Manjaro, facilitando o uso e a solução de problemas.

Grato
Rafael Ruscher

Manjaro é chinês ?

Acho que não tem plugin bancário para Arch Linux.

Não, o Manjaro Linux é um sistema operacional de código aberto baseado no Arch Linux. Embora o Manjaro seja mantido por uma equipe internacional de desenvolvedores, ele não é originário da China. A equipe principal de desenvolvimento do Manjaro é composta por membros de diferentes partes do mundo, incluindo Alemanha, França e Itália. Portanto, o Manjaro não é um sistema operacional chinês.

Sim, existem plugins bancários disponíveis para o Arch Linux. No entanto, é importante notar que a disponibilidade desses plugins pode variar dependendo do banco específico e da região em que você está. Alguns bancos fornecem plugins oficiais para Linux, enquanto outros podem oferecer suporte apenas para Windows ou macOS.

Uma opção comum para acesso a serviços bancários no Linux é utilizar o navegador com as extensões necessárias. Por exemplo, o Google Chrome e o Mozilla Firefox geralmente possuem suporte a extensões de segurança para acessar plataformas bancárias.

Outra alternativa é verificar se o seu banco oferece suporte a serviços bancários através de aplicativos específicos para Linux. Alguns bancos possuem aplicativos desenvolvidos para distribuições Linux, que podem fornecer uma experiência mais integrada e segura para o acesso aos serviços bancários.

No geral, recomenda-se verificar o site do seu banco para obter informações sobre as opções disponíveis para o Arch Linux e entrar em contato com o suporte do banco, se necessário, para obter assistência adicional.

No BigLinux todos dos bancos nacionais rodam sem problemas.

Grato
Rafael Ruscher

1 curtida

Agradeço pelas respostas mas ainda acho que o Big Linux ficará pesado em meus velhos PCs 775.

Venho usando bem a anos o Body Linux baseado no Ubuntu.

1 curtida

Pin em GIFs

1 curtida

Na boa qual e o hardware no caso, eu ja rodei o Big em torradeira pior

Um PC tem a placa-mãe GA-945GCMX-S2 , o outro a placa-mãe P4M800 PRO-M2 e um notebook LENOVO B4G-30 modelo 80F21.

Todas essas máquinas rodando apenas com o Body Linux Moksha Enlightment de 4 anos atrás.

São muito antigas e os sistemas que consegui rodar nelas de modo rápido, sem pesar, foram o antiX e esse Body Linux. Outros sistemas ou não carregaram, apresentando algum problema no modo live, ou carregaram bem lentamente ( pesados ), foram vários os que testei e que me deram alguma canseira.

Como essa versão do Body Linux é de 4 anos atrás, quase fazendo 5 anos, já estou pensando em novas distros para o lugar dela pois a a mais atual dessa mesma distro já está um pouco mais pesada.

O novo antiX também parece ter ficado um pouco mais pesado quando testei também em modo live ( no boot por pendrive com o Ventoy ) só que neste o plugin dos bancos não roda.

Então, não tenho muitas opções a escolher. Já usei o Big Linux a mais de 5 anos atrás e gostava da distro que se parecia bastante com o antigo Kurumin ( sistema que era leve e muito prático que simplificava as coisas e bonito ) do Morimoto mas depois não deram continuidade a esse sistema por bastante tempo me fazendo correr para as outras.

Por todas essas experiências que tive é que duvido desse Big Linux atual para as máquinas que uso hoje além do risco de ser abandonado novamente como já o foi no passado.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.