Hardware:
Processador: Intel Core i7-6700 @ 3.40GHz
Motherboard: Gigabyte B250M-D2V (Áudio Realtek ALC887)
Memória RAM: 16 GB DDR4
Placa Gráfica: NVIDIA GeForce GTX 1060 6GB (Arquitetura Pascal)
Contexto e Dúvidas:
O problema anterior no Debian 13 (GNOME): Usava o Debian 13 e gostava muito da estabilidade, mas o hardware forçou-me a usar o X11. Em Wayland (mesmo forçado), tinha graves problemas de áudio (crackle/pops a cada 3/5 minutos e ruído branco/estática constante na saída de áudio frontal). Descobri que o problema vinha de um conflito do módulo nvidia-drm com o PipeWire, fazendo este último entrar em loop. No Windows 10 nunca tive este problema.
O salto para o Pop!_OS (COSMIC): Quero migrar para o Pop!_OS (versão 24.04 com o novo ambiente COSMIC) à procura de um visual moderno (estilo macOS com dock e top bar) e de um kernel mais recente. No entanto, tenho receio de que o meu hardware (especialmente a GTX 1060) sofra com os mesmos problemas devido à transição obrigatória do ecossistema para o Wayland.
O bloqueio no modo Live: Tentei testar a ISO do Pop!_OS com os controladores NVIDIA pré-instalados em modo Live, mas o PC nem sequer arranca (dá erro de incompatibilidade logo no boot), o que me obriga a usar a ISO base (Intel/AMD) e a instalar o driver proprietário depois.
Questões centrais para a comunidade:
Tendo em conta que a arquitetura Pascal (GTX 1060) já é considerada legado e que o COSMIC corre exclusivamente em Wayland sem sessão X11 nativa, vou continuar a ter problemas de DRM e áudio (loops no PipeWire) nesta máquina?
O Pop!_OS (por ser baseado no Ubuntu e ter uma pilha de software mais recente que o Debian) traz alguma vantagem ou correção real para este tipo de conflito gráfico/sonoro em hardware mais antigo, ou o ecossistema Linux atual abandonou de vez o suporte polido a esta geração da NVIDIA?
Dúvida sobre compatibilidade de hardware antigo (GTX 1060 + i7-6700), Wayland e áudio no Pop!_OS / Linux moderno
O Debian 13 é mais atualizado que o Ubuntu 24.04 e, consequentemente, deve ser também mais que o Pop 24.04, então creio que os problemas continuarão os mesmos. Tenta bootar um cachyOS live e ver o que acontece! Acho que no seu caso o jeito é ir testando mesmo.