Dúvida sobre CANAL DIOLINUX - Você prefere vídeos longos ou curtos?

Eu prefiro um vídeo longo por mim não teria problema.

2 curtidas

Podia fazer assim, divide o vídeo em 3 ou 4 partes, entre 15 a 20 minutos cada. Aí, se a pessoa quiser, pode ver as outras partes depois.

Eu particularmente prefiro videos mais longos, pois geralmente são mais bem detalhados. Mais também acredito que em certos assuntos videos pequenos podem ser interessantes.

1 curtida

@Dio faz uma sequência de 4 vídeos. Assim você mantem o engajamento que vídeos curtos proporciona e nos mantém “alimentados” por pelo menos um mês (levando em consideração um vídeo por semana)

2 curtidas

Acredito que o conteúdo separado seria mais interessante, desde que muito bem trabalhando.

Por ser um comparativo acho mais conveniente um vídeo único e longo pois fica melhor para as comparações as vezes as pessoas não tem muita familiaridade com a interface e acaba esquecendo elementos importantes! Vlw Dio, Sucesso.

Acho que o grande desafio é conseguir ser profundo e rápido. O que você acha te pegar um vídeo, digamos, que tenha meia hora de duração, e separá-lo em dois de 15 min por exemplo, o conteúdo não é alterado e agrada o algoritmo, o que vc acha?

Prefiro 1 vídeo longo

Caso o video esteja todo fluido é melhor que seja ele longo, pois senão perderiamos informações de um para outro. Sobre ele curto só se caso cada parte tenha que ser absorvida para passar ao proximo video/tópico.:vulcan_salute:t5:

Então, eu concordo com você, mas vídeos curtos não são necessariamente com menos conteúdos do que um grande. Nesse caso do vídeo em questão, o conteúdo total tem 1 hora, mas eu poderia dividir o conteúdo dele em 4 vídeos de 15 minutos em média que teriam o mesmo conteúdo.

2 curtidas

Fácil resposta. Vídeos curtos e organizados, sem muita introdução. Quando a gente quer bater papo tem as lives e tuitch

Considerando o feedback de vocês (muito obrigado por isso!), acho que o fórum acaba se tornando uma forma de feedback direto bem legal para essas coisas, farei a divisão de conteúdos longos dessa forma em partes, assim como são as entrevistas atualmente. Por isso é importante esclarecer algo aqui que eu percebi que algumas pessoas ficaram legitimante (e com razão) preocupadas:

Um vídeos mais curto não significa menos conteúdo

Na verdade, o material está gravado já, por isso eu tenho ideia de seu tamanho, e ele será todo publicado, nada será cortado do conteúdo, ou seja, continua sendo completo, com a diferença de que será postado em partes e organizado em um playlist, assim quem quiser ver tudo de uma vez pode simplesmente ver a playlist na ordem, além disso, publicando uma vez por semana, como uma série de TV, acabamos não saturando o assunto e mantendo a discussão ativa por mais tempo, o que pode ser uma coisa boa.

Encare essa divisão em etapas como um curso com módulos, ou como um trilogia de filmes, como Senhor dos Anéis ou Matrix, onde a história é sequencial, mas cortada em partes menores.

Pra galera que curte vídeos mais longos

Em primeiro lugar #tamojunto :grinning:

Em segundo, abracemo-nos porque somos uma minoria. Por mais que a comunidade engajada (vocês) assistam conteúdos de horas, os números dos gráficos nos mostram que forma geral, acontece o contrário.

Vou mostrar algo bem legal para vocês

Quem não trabalha com o YouTube talvez desconheça esse tipo de análise de dados, mas hey! É um bom dia para aprender algo novo, não?

Essa imagem acima representa a análise de aproveitamento/retenção/engajamento de um dos vídeos do nosso canal, o vídeo é sobre o grandioso openSUSE, mostrando detalhadamente o processo de instalação, desde o download, até a pós instalação, ajustando detalhes interessantes do sistema.

É um vídeo longo!!! (São praticamente 50 min). Por mais que muita gente diz que prefere vídeos assim, os dados mostram outra coisa.

Analisemos juntos, sim?

O vídeo é realmente longo, os dados mostram que das 22 mil visualizações que esse vídeo tem, apenas 19% do vídeo é em média visualizado, o que dá certa de 9 minutos e meio, um pouco mais que isso na verdade, ou seja, a maior parte das pessoas, em média, assiste 10 minutos de um vídeo de 50 minutos (arredondando os números), nesse caso em específico.

O que é BEM RUIM pro canal, porém, 10 minutos é bastante tempo para um vídeo no YouTube, certo? Se o vídeo tivesse 15 minutos, ou fosse dividido em 5 vídeos de 10 minutos, será que teríamos uma melhor retenção? Acho que nunca saberemos a menos que eu faça um vídeo exatamente igual.

Outro detalhe interessante

Reparem que existe uma linha, um gráfico, que transcorre por todo o tempo do vídeo, cada uma dessas “barriguinhas” para cima e para baixo no vídeo, representam pessoas que pularam o vídeo para frente. Muita coisa pode ser tirada e analisada de um gráfico assim, mas esse não é o ponto, a questão é que o YouTube enxerga essa atitude como algo negativo e que demonstra que o canal não está conseguindo reter a sua audiência.

Ainda que o algoritmo do YouTube não penalizasse isso seria ruim, pois mostra que o meus esforço de dois dias, as vezes mais, de trabalho para produzir um conteúdo denso e rico assim não está sendo aproveitando pela maior parte das pessoas que assiste ao vídeo, pois estas veem somente parte dele em grande maioria.

Comparação

Podemos comparar com um vídeo diferente, roteirizado, pensado, curto. São menos de 8 minutos de vídeo e uma retenção acima de 50% (quanta diferença!). Segundo o meu agente do YouTube acima de 50% é uma média boa para se manter, canais com grande retenção mal chegam ao 60% muitas vezes.

Repare também que a linha é muito mais uniforme, com menos “barriguinhas”, o que mostra que as pessoas praticamente não pulam o vídeo, exceto, logo no início, aquele down que vemos ali mostra que as pessoa pulam a vinheta/patrocinador do vídeo geralmente, ou pelo menos, parte da audiência faz isso.

Alguns dados interessantes aqui para vocês terem um pouco mais de noção “por trás das cortinas”

Abraços! :slight_smile:

7 curtidas

@Dio também temos que por na conta que tem o clube dos canais e as pessoas que fazem parte da comunidade, não é nenhuma injustiça se estes tiverem acesso antecipado ou a disposição do vídeo completo. Por exemplo, hoje é a segunda parte do vídeo do Alexandre Ziebert da Nvidia, quem faz parte do clube já teve o acesso antecipado. As pessoas tem que entender que o Canal precisa se manter, quer seja com a comunidade do clube dos canais quer seja pela monetização do Youtube.

1 curtida

Sim Lucas, na verdade é exatamente isso que está acontecendo, no próximo Domingo teremos a parte 3, mas a galera do clube já vai poder assistir na Segunda se quiser. Realmente, é uma forma justa, creio.

3 curtidas

Gosto mais da ideia dos vídeos separados, talvez como uma série no canal… Uma playlist onde os vídeos pudessem ser exibidos em sequência imediatamente, mas sem a necessidade de assistir um vídeo de uma hora inteiro, pra mim, é mais interessante

1 curtida

Seus vídeos são bons e interessantes, longo me convém…

2 curtidas

Vídeo longo, adoro suas review detalhadas sempre assisto com um lanchinho :slight_smile:

1 curtida

Eu prefiro videos de 15 min, bem detalhados e explicados, sem pressa.

1 curtida

Acho válido, desde que não precise esperar uma semana entre um e outro… Não tenha nada contra vídeos em sequencia. Desde que sejam mais star Wars e menos Senhor dos Anéis…

Acredito que separar organiza melhor.