Dúvida sobre CANAL DIOLINUX - Você prefere vídeos longos ou curtos?

Tudo certo pessoal? Estou aqui em pleno Domingo fazendo a edição de alguns vídeos que irão para o canal em breve e estou com um grande material em mãos, um comparativo entre Ubuntu e Linux Mint, ou entre GNOME e Cinnamon, mais precisamente. Como este é um vídeo onde eu quis ser bem detalhista, ele ficou, como era de se esperar, muito grande, com mais de 1 hora de material bruto.

Eu sei muito bem como o YouTube se comporta em relação a vídeos longos demais , onde as pessoas acabam saindo sem ver tudo até o final, reduzindo a retenção de público e engajamento, o que pode ser algo muito ruim a longo prazo, porém, a opinião de vocês é tão importante quanto ou mais, afinal, se vocês assistirem um vídeo inteiro, mesmo que seja longo, o engajamento permanece.

Digo isso porque que eu mesmo me pego vendo tutoriais complexos de horas de duração muitas vezes, então na minha cabeça não soa tão incoerente, ainda que “eu não seja todo mundo” (como já dizia a minha mãe :joy:). Não estou dizendo que vou seguir estritamente o que for proposto aqui, mas adoraria alguns feedbacks sobre isso.

Vocês preferem ver 4 vídeos sobre o tema separados em subtópicos, ou preferem ver um grande vídeo de 1 hora (mais ou menos) sobre o assunto? Conte pra mim o que você pensa. :slight_smile:

Bom Domingo a todos!

18 curtidas

Eu prefiro ver um vídeo mais longo do que um separado.

10 curtidas

prefiro os vídeos longos ontem eu assisti a live toda depois que já tinha acabado - assistiria um vídeo de 1 hora fácil

5 curtidas

Prefiro um video longo do que um separado

7 curtidas

É ruim ter que ficar procurando mais de um vídeo sobre o assunto. Um só é bem mais prático

3 curtidas

Na verdade, tudo seria colocado em uma playlist, existem várias formas de se organizar, como linkar na descrição cada episódio também.

5 curtidas

Faz separado Dio, um video longo não é problema pra mim em um fim de semana mas no decorrer dela é meio complicado encontrar tempo pra assistir algo assim, e uma boa parte deve concordar. Eu prefiro assim, é mais pratico

7 curtidas

Legal, creio que o episódio mais longo teria cerca de 20 min, o que já é um vídeo grande para o YouTube, se formos ver…

3 curtidas

Depende do conteúdo. Conteúdos complexos ou profundos, precisam de vídeos mais longos. Análises superficiais, introduções o apresentações superficiais, requerem vídeos mais curtos.

2 curtidas

Video separado.
É melhor no longo prazo, porque (exemplo) se eu, pessoa no futuro, quero saber apenas de um detalhe em relação às interfaces, seria mais conveniente encontrar essa informação em um video de 10min, ao invés de ter que assistir um vídeo gigante de 1h.

Curto vídeos grandes, eu assisto as Diolinux Friday Shows sempre pela gravação por conta do tempo, mas acho que separar os vídeos funciona melhor pra essa situação.

4 curtidas

Melhor um vídeo longo e bem explicado do que um curto deixando várias brechas.

4 curtidas

Prefiro videos longos do q videos rapidos e mal
explicados.

1 curtida

Prefiro um longo… Maasss… Não gosto de ver vídeos com mais de uma hora… Acaba ficando cansativo.

Considerando que é um comparativo, prefiro um único vídeo. Assim fico mais fácil acompanhar.
Digo isto por conta no canal do ozanin em que ele dividiu em vários vídeos um tutorial de dual noite, detestei a divisão.

1 curtida

Boa tarde @Dio! Eu particularmente prefiro vídeos detalhados e bem explicados, mesmo que esse vídeo seja longo, pois até para uma consulta posterior acho mais fácil achar o ponto em que não lembro no vídeo longo do que ficar procurando por partes.
Fora que quanto mais detalhado o material, mais fácil assimilar o conteúdo, assim não ficam dúvidas, ou ficam poucas.
Bom Domingo, vamos nessa trabalhando aqui também. ABÇ!

2 curtidas

Nessa caso em específico, eu prefiro um vídeo grande.

1 curtida

Pra mim tanto faz, seja vídeos curtos ou longos, assisto do msm jeito

Gosto das reviews antigas, longas e detalhadas; fora que vídeos de entrevistas são longos, tanto é que tem sido dividido em partes. Mas entendo que o importante para o canal é o engajamento, e nas metodologias do Youtube o que tem dado mais relevância ao canal tem sido os vídeos curtos. Então fica ao critério do Dio ir no que dá mais retorno ou agradar a parcela que prefere os vídeos mais longos.

4 curtidas

dio é muito melhor fazer 4 videos separados alem de ser mais monetização do canal é mais garantido a geral assistir até o fim… pois só o publico mais engajado vai assistir um vídeo de 1h

2 curtidas

Divide em tópicos. Fica melhor para todo mundo.

1 curtida