Dúvida sobre câmeras fotográficas e webcam

Bom dia, pessoal.

É o seguinte. Possuo uma câmera fotográfica já meio antiga, uma Panasonic DMC FP-1. Estou cursando um curso online através da plataforma ZOOM e seria interessante eu possuir uma webcam para uma melhor comunicação com o professor e demais alunos.
Pensei em utilizar essa câmera para isso, fazer dela uma webcam.

Alguém sabe se é possível e fácil de fazer isso em ambientes Linux? Basta ligar o cabo USB da câmera fotográfica no PC que o sistema já reconhece como uma webcam? E esse modelo em específico? Alguém possui uma igual atirada em algum canto que possa fazer esse teste para mim?

Desde já agradeço a atenção de todos. :wink:

PS: não posso fazer o teste eu mesmo, pois, não tenho o cabo USB dela. No camelô aqui da cidade estão pedindo R$ 25,00 cada cabo. Não estou com vontade de gastar R$ 25,00 e no final não funcionar.

o cabo usb que veio no seu smartphone (se vc tiver um) não é compatível com a câmera não?

Pensei em utilizar essa câmera para isso, fazer dela uma webcam.

eu fiz uma pesquisa rápida aqui e em teoria é só conectar ela e abrir um aplicativo, tipo o Cheese, pra ver a imagem, porém sendo mais específico na pesquisa eu encontrei que talvez vc não consiga e precise usar linhas de comando pra isso
https://www.google.com/search?q=use+camera+as+webcam+linux&oq=use+&aqs=chrome.0.69i59l2j69i57j69i60l3.939j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8

Cara, pior que não funciona. A câmera usa um cabo chamado de mini-USB de 8 pinos ( Mini-USB 8 pin Digital Camera connector pinout diagram @ pinoutguide.com ).

E sobre essa solução, pois é… acho que vou conversar com o vendedor da banquinha e ver se consigo fazer funcionar. Se conseguir, ok, se não conseguir ele me devolve o dinheiro. Acho que vai ser a única maneira de efetivamente eu saber. =/