Boa noite pessoal.
Eu estou aprendendo algumas coisas do Windows ainda. Uma delas é o Bitlocker, que ativei ainda agora e ele utiliza o TPM.
Eu habilitei a recuperação da chave com a conta do email.Desliguei a máquina e voltei a ligar.
Eu esperava que fosse me pedido para cadastrar uma senha ou pedido a senha de e-mail quando fosse ligar novamente o computador, mas nada aconteceu.
Eu entendi errado o Bitlocker ou é “sem sentido” assim mesmo?
Opa amigo, tudo bem?
O Bitlocker não é uma senha de acesso, é um recurso de criptografia do disco rígido do computador. No Windows, o Bitlocker pode ser por software (sistemas Pro) ou hardware (pra quem cumpre os requisitos).
Na criptografia os dados armazenados no seu computador são embaralhados e ficam inacessíveis a qualquer acesso externo. Te dou dois exemplos desse tipo de acesso:
- Alguém abre fisicamente o seu PC, remove o HD e conecta em outra máquina.
- Alguém inicia outro sistema no seu PC, por ex, através de um pendrive bootável e tenta acessar o HD.
Nesses dois casos, a pessoa não conseguiria ler seus arquivos e assim você protegeria seus dados confidenciais.
A chave de criptografia entra em ação quando você liga o PC e o Windows inicia. Ela torna os arquivos acessíveis pra você, como se nada tivesse mudado, bastando apenas digitar a senha comum de usuário.
Você só vai precisar da chave de recuperação quando fizer alterações no disco: mudar o particionamento ou conectar o HD em um novo computador, por exemplo. Então não perca o acesso a ela.
Dados criptografados, sem que se tenha acesso à chave, ficam perdidos pra sempre. Até porque a lógica é essa, proteger o dado de acesso indevido.
Vale a pena dar uma pesquisada sobre o bitlocker e outras soluções de criptografia existentes. É um recurso muito importante
2 curtidas