Dúvida sobre atualização via Terminal (Debian/Ubuntu)

Dúvida: Utilizo como sintaxe para atualização do meu sistema o sudo apt update; sudo apt upgrade -V --autoremove

Mas uma coisa que sempre me chamou a atenção é que não poucas vezes ao final vem a informação: 0 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 20 não atualizados.

Ora… se estou justamente submetendo o sistema a um processo de atualização porque ele avisa que tem x pacotes que não foram atualizados? Curiosamente, depois de algum tempo quando tento novamente, ele atualiza tudo.

Outra questão

Se eu instalar algo “por fora” que não seja pelo Terminal via apt esses programas não seriam atualizados?
Isso não fragilizaria o sistema?

Por exemplo, o meu Sublime Text só consegui o obter via linha de comando instalando o que o site do programa informava, mas no primeiro momento que fui atualizar o Terminal me reportou erro e só consigo eliminar esse erro se desativar a atualização desse programa.

Desde que o pacote esteja nos repositórios, vc pode baixar do site via broser e instalar com dpkg -i, pode atualizar pelo synaptic - por exemplo - ou no terminal, que dará no mesmo.

só não atualizará se for um pacote que não esteja nos repositorios ou compilado com configure, make e make install.

1 curtida

eu sempre uso apt dist-upgrade e deixo o apt fazer seu trabalho. também uso o synaptic. mas recomendo utilizar a ferramenta gráfica oficial da distro para atualizar o sistema.

1 curtida

Talvez, depende de quem fornece atualização de segurança e se fornece e se tem vulnerabilidade, porque se não tiver não a nada a ser feito.

Teoricamente quanto mais software se tem no sistema operacional mais complexo é para dar manutenção então logo, mas difícil é de corrigir as vulnerabilidades, então logicamente é possível que teoricamente o sistema fique mais vulnerável, mas isso é tudo teórico.

O recomendado é que se deixe o sistema operacional o menos complexo possível de dar manutenção de vulnerabilidade, mas sabe-se que nem todo mundo deseja remover recurso do computador.

1 curtida