Eu tenho duas partições não alocadas na minha unidade de disco e gostaria de criar uma nova partição cuja memória é a soma das memórias dessas duas partições. O quão difícil é fazer isso usando o Gparted?E como eu poderia, por exemplo, fazer isso no terminal? Obrigado e abraços.
Para que possa receber uma ajuda mais precisa, seria importante que você postasse a imagem do gparted com o hd em questão, para que possamos ver como esta particionado.
Exatamente isso o que o @Pio disse. E não se preocupe, é MUITO fácil usar o Gparted!
Opa, tranquilo. Achei que não iria ser necessário uma imagem mostrando como está particionado meu HDD, mas tá aí:
Vou ser direto. Do jeito que esta organizado aí na imagem não da pra vc juntar esses dois espaços não alocados em uma única partição.
Rapaz… eu estou me perguntando se realmente é possivel realizar tal feito… Estes espaços estão separados por uma partição… Imagine agora esta partição com o seguinte exemplo:
| 500 mb | ESPAÇO | 700 mb |
- Se vc gravar um arquivo de 1 gb parte do arquivo ficará gravado numa parte do hd e o restante na outra… Agora imagine a agulha do seu HD “pulando” este espaço para ler o arquivo por exemplo…
Edit: Já vi um gerenciamento de disco chamado LVM… Não sei se resolve este problema, mas considerando a parte teorica creio que mesmo que você consiga isso pode dar muito problema… Mas se for possivel eu quero saber, fiquei muito curioso
O que dá prá fazer é expandir o sda4 incluindo os 54 GB da primeira área não alocada (faça isso pelo Windows).
E criar uma nova partição na última área não alocada.
Por exemplo, pode criar uma nova partição e colocá-la como “/dados” e gravar aí seus arquivos/backups/instaladores.
Pode também expandir o sda5, unindo com a última área não alocada.
Para os meus propósitos, expandir o sda5 com a última partição não alocada foi o suficiente. Mas agora fiquei interessado naquele problema de tentar juntar as duas partições não alocadas em uma só, achei que fosse bem mais simples quando perguntei aqui. Ah, e mais outra coisa, por que não é possível expandir o sda5 ‘‘à esquerda’’? Quero dizer, é possível expandir o sda5 com a memória disponível da outra partição não alocada que está antes dele?
Você pode fazer isso, mas de uma maneira diferente.
Você vai MOVER a partição sda5. Porém, teria que ter espaço disponível suficiente para mover os dados ocupados na partição.
No seu exemplo: sua partição SDA5 tem 61.31 GB de espaço ocupados, mas a partição anterior a ela tem apenas 54 GB disponíveis. Não caberiam os 61 GB, entendeu?
Você teria que eliminar alguns arquivos (uns 8 GB) de arquivos da sda5 para movê-la para o espaço anterior. Depois disso, poderia expandí-la para o restante do disco.
Não sei se fui claro.
Dá pra fazer isso pelo GParted sim galera! É só mover a “sda5” para um dos lados e criar a nova partição. Para fazer isso a partição não pode estar montada, então deve ser feito com uma distro em modo live.
Já fiz isso algumas vezes e sempre deu certo. Mas é claro que sempre tem um leve risco de perda de dados, porém como eu disse, comigo sempre deu certo.