[RESOLVIDO] Dúvida sobre aplicativos AppImage (Bitwarden)

Boa noite, pessoal.

Ontem fiz o download do gerenciador de senhas Bitwarden. A primeira opção oferecida para download pelo site é um arquivo Appimage.
Baixei e estava tudo funcionando normalmente e, inclusive, o app estava aparecendo no menu de aplicativos do sistema. Porém, ao procurá-lo hoje, ele já não se encontra mais instalado no sistema, nem aparece no menu de aplicativos.

Afinal, como funciona esse tipo de aplicativo? Sempre que eu quiser usá-lo eu tenho que dar dois cliques no arquivo que baixei? Não tem como já deixar instalado e acessar através do menu ou fixá-lo na barra de tarefas?
Encontrei algumas informações sobre isso, mas não entendi muito bem o funcionamento. Se alguém puder esclarecer, agradeço desde já.

S.O: Linux Mint 19.1

4 curtidas

Depende de como o AppImage foi feito, alguns perguntam se você quer criar um atalho, outros requerem criação manual, ou abertura direta do arquivo.

Eles disponibilizam uma versão no formato Snap, que você pode utilizar no Linux Mint.

sudo apt install snapd
sudo snap install bitwarden

3 curtidas

Boa noite, Basicamente após criar o atalho no menu tudo que você precisa é deixar o arquivo .AppImage lá, sugiro você criar uma pasta na sua home, (talvez “Aplicativos”) e salvar os seus .AppImage lá que isso não acontece

1 curtida

O que acontece é que AppImages foram desenhados para serem portáteis e ocupar pouco espaço, eles funcionam (na primeira inicialização) como você percebeu dando 2 cliques, depois disso você tem a opção de integrar o sistema, só que eles não são instaladores então o arquivo depois de adicionado ao menu precisa ficar quieto no canto dele se não você vai precisar dar dois cliques toda vez que for iniciar o AppImage

2 curtidas

Você pode baixar ele novamente e executar. Tb to usando o Mint 19.1 e uso o Kdenlive neste formato e salvo ele no desktop. O AppImage é tipo um ““portable”” saca.

4 curtidas

Tenho ele, use no formato Snap, Appimage é basicamente um “portable” do programa.

2 curtidas

Muito obrigada a todos pelos esclarecimentos.

Agora entendi qual foi o problema: eu excluí o instalador Appimage, como estou acostumada a fazer com arquivos .deb. Aí sumiu mesmo hehehe

Acho que a solução mais fácil para mim será instalar em formato Snap (que aliás eu já fiz e tá funcionando ok)

Valeu, gente. Abraços :purple_heart:

4 curtidas

eu também estou usando o appimage do bitwarden, e olha ai, nem sabia disso, eita
obrigada pela dica e pelo mimo.

2 curtidas