[Duvida] Servidor vs HD externo

Então pessoal, eu tenho um notebook antigo que eu há algum tempo procuro um uso para ele e já pensei em fazer várias coisas e um servidor é uma delas, após eu ver o vídeo do @Dio essa idéia voltou na minha cabeça mas eu já tenho um HD para guardar alguns dos meus arquivos (principalmente livros, fotos e coisas variadas) e também uso o google drive para o mesmo propósito. Aí eu me pergunto: “qual que seria a vantagem de usar esse meu notebook para fazer um servidor em vez do meu HD para guardar arquivos?”

Bom dia @gmmacedo, o que você poderia fazer é instalar um ubuntu com o insync ou gdrive para você ter um servidor interno em casa que sincroniza tudo com seu google drive. Assim teria uma especie de nas em casa.
Ex: poderia utilizar esse notebook para baixar um vídeo via torrent e assistir na sua tv e ter esse mesmo filme disponível na sua nuvem.

Considerando uma boa estrutura de rede doméstica, streaming é um dos melhores usos pra essa máquina.

Um daemon do Deluge rodando, com acesso web e um servidor tipo Mini DLNA ou Rygel já dão conta do trabalho.

@williamneto, @anon17586640 No caso eu não estou interessado em streaming nessa máquina eu tenho mais interesse em fazer um servidor de arquivos ou no máximo uma central de emulação de jogos antigos

Pra servir arquivos, melhor por seu HD num case e usar como externo, porque a taxa de transferência pela rede quase sempre vai ser menor, dependendo da sua estrutura.

Pra emulação, só sabendo o hardware pra te indicar algo.

Eu uso o Batocera no meu media-center, há alguns anos.

@gmmacedo, no meu caso eu gosto de utilizar mais como servidor de arquivos e central de mídia, baixo meus torrents coloco na pasta de vídeo e assisto na tv dentro da minha rede e coloco para sincronizar meus arquivos em nuvem.
O que @anon17586640 falou é verdade independente da infra a taxa de transferência é na media 10mb/s.

Eu acho que um servidor de arquivos só faria sentido pra mim, caso o consumo de energia fosse bem baixo, quase 0, porque é sempre mais lógico usar um dispositivo USB pra transferir arquivos, se for USB 3.0, a taxa fica ótima.

@anon17586640, seu raciocínio é o correto e por isso que comprei um NAS da d-link migrei os HDs e utilizo na minha rede domestica.

Uma época, eu montei um servidor com Nextcloud, funcionava bem, mas quando tinha que copiar coisas grandes, demorava mais do que copiar por pendrive, acabei desencanando, nunca mais testei nenhuma solução nesse sentido.

Eventualmente, eu copio alguma coisa com rsync, mas só quando tô com tempo sobrando.