Eu queria trocar de distro, mas não sei uma boa pro meu estilo de uso, e não queria perder muito tempo configurando uma distro (umas 2 horas até vai, mais tempo que isso NÃO.)
Atualmente estou usando o Garuda Linux, mas queria mudar.
Queria uma distro:
Bleeding edge
Sem Bloatware
Com DE bonita mas não tão pesada
Extrai o maximo de desempenho do PC
Sem medo do terminal
Com suporte ao Repositório do NixOS
Usa containers pra instalar pacotes de outras distribuições
Particionamento fácil (sem ser todo o disco)
Uso pessoal
Obs: se uma coisa especifica acima não estiver presente no sistema, me avisa ae.
Tem várias distros arch-based (todas bleeding edge).
Não recomendo utilizar distro fora das populares visto a quantidade de pessoas envolvidas no projeto e a solução de problemas que venham a ter. O Garuda por exemplo, ontem mesmo cheguei a conhecer o mesmo, fui testar em uma virtual e após instalar e na própria instalação o sistema atualizou, simplesmente quebrou o sistema dando black screen. Ou seja, quebrou o sistema sem eu ter feito nada.
Uai toda distro extrai o máximo de performance do hardware, a menos que você use o driver Nouveau.
Toda distro usa o kernel Linux e é ele que gerencia o hardware, então todas as distros extrai a mesma capacidade do hardware.
Um hardware so não vai ser extraído ao máximo se o driver do Linux não atender as instrução de maquina do hardware e o único driver com esse problema que eu saiba é o Nouveau. Mas a Nvidia tem 2 driver atualmente para as suas GPU serem extraídas ao máximo no Linux, um “open source” e outro “fechado”.
Esse seu requisito não faz sentido ser levado em conta a menos que não tenha os driver Nvidia pré-instalado ou nos repositórios.
Eu nem sei se você usa Nvidia.
No seu perfil diz Intel e o driver da Intel no kernel Linux é implementado pela própria Intel, então se não estou enganado todo os drivers do kernel Linux deve extrair ao máximo do seu hardware a menos que vc tenha um hardware exótico.
O kernel Linux é um kernel Monolítico ele vem com driver embutido ate de hardware que você não vai usar ele vem com um monte de código ele tem ate Firewall embutido, mas ele também é modular, ou seja você pode remover driver que você não vai usar durante a compilação.
Ou seja toda a distro tem o kernel Linux ou um fork deste elas compartilham das mesmas tecnologia, o que torna este requisito sem sentido a menos que a distro não seja genérica.