Duvida, proton steamplay e lutris

Boa tarde, se eu não tive sucesso rodando um jogo com o proton na steam eu vou ter o mesmo resultado usando o lutris ?

@Zecas

Sim, independentemente do aplicativo do Wine (CrossOver, Lutris, PlayOnLinux, Winetricks, etc.), tu não conseguirás, porque alguns aplicativos requerem DirectX, Proton e Vulkan que não devem ser compatíveis com certos processadores, certas placas-mãe e placas de vídeo. Affinity Designer não funciona via Wine em nenhum computador com processadores antigos e placas antigas.

Verifica se DirectX, Proton e Vulkan são compatíveis com teu processador, tua placa-mãe e tua placa-vídeo. A maioria dos processadores, das placas-mãe e de vídeos AMD e Vega são compatíveis com elas. Podes ver a lista de compatibilidade:

2 curtidas

Olha, tem alguns games que tem duas versões no Lutris, algo do tipo “Via Wine” e “Via Steam DXVK” comigo alguns jogos funcionam pelo Lutris na versão “alone” e nem sequer abrem pela Steam. É sempre bom tentar nos dois, visto que o Lutris tem configurações mais extensas do que o “default” que a Steam propõe.

2 curtidas

não necessariamente, tem jogos que rodam no Lutris e não no steam/proton

2 curtidas

Nenhum programa que você irá rodar no Wine irá precisar de suporte a DirectX da sua GPU, o esquema de Direct3D do Wine é baseado em wrappers no caso o padrão do Wine é o wined3d (Direct3D -> OpenGL), nesse caso vai precisar do suporte a OpenGL da sua GPU, e tem o DXVK (Direct3D 10/11 -> Vulkan) que vai precisar do suporte a Vulkan da sua GPU, a questão do Proton ele é compatível com qualquer processador, placa-mãe, etc, porque ele é um programa de Desktop (um Fork do Wine), e não uma API gráfica ou um driver para ter suporte em um hardware específico, acho que você confundiu o conceito das coisas ai, abraços.

1 curtida

Não, o problema pode ser um bug na Steam mesmo que impede que o Proton rode jogo, como por exemplo o Creative Destruction que não roda no Proton para algumas pessoas mas roda no Lutris.

2 curtidas

Sim, mas DirectX, Proton e Vulkan não são compatíveis com o processador do meu computador portátil HP EliteBook 8460p, por isso, não consegui abrir Affinity Designer instalado via Wine e o Davinci. Por isso, acabei comprando recentemente um novo super computador montado de 4 mil reais.

Veja o caso de Affinity Designer ter falhado por falta de compatibilidade: https://forum.affinity.serif.com/index.php?/topic/65310-an-attempt-to-run-affinity-designer-on-linux-via-wine/.