Estou redigindo esta postagem logo após meu notebook ter levado uma queda de pouco + de meio metro, o note em si caiu e ficou de “cabeça pra baixo” fechado. Consegui ligá-lo sem problema, aparentemente tá tudo funcionado (exceto o headset q arremessei na parede para aliviar a raiva q tive). Eu entendo bem pouco da parte de hardware e suspeito que possa haver danos que no momento não estão perceptíveis. O que eu gostaria de saber é quais tipos de danos são possíveis e se há possibilidade de verificá-los via software.
HD verificar integridade com o software do fabricante.
O HD contem parte mecânica pode acontecer do disco rígido ser arranhado o que comprometeria a sua integridade de dados e teria que ser substituído.
Do resto eu não imagino mais nada que possa ser imperceptível.
Mas neste caso, a funcionalidade do HD se perderia de imediato (como gravar novos dados, reproduzir os já existentes) ou iria se perder gradativamente com o tempo d uso?
Acredito com tempo d uso, se seu note ligou sistema. Instale GSmartControl para avaliar se seu HD realmente sofreu algum dano, programa vai te dá todos error de log e informações necessárias pra ver se seu HD tem algum problema.
Procure por danos físicos como:
- Plásticos quebrados
- Tela ou carcaça frouxa
- Trincas na estrutura
Talvez algum parafuso estrutural tenha se soltado ou espanado. Verifique o aperto de todos eles. Por vezes acontece de soltar um pouco mas não chegar a espanar.
O HD como foi falado pode travar a agulha, nesse caso depois nem sequer daria boot no computador. Pode ter arranhado algum lugar, então pode ter perdido dados em algum lugar. Se quiser confirmar a integridade do hd faça um teste de superfície completo.
No caso de peças quebradas ou parafusos espanados não há o que fazer senão trocar a peça. Eu já tive um notebook que caiu no chao de 2 metros, quebrou a estrutura e a tela. Comprei a estrutura e outra tela e está funcionando até hoje.
Isso já aconteceu comigo. O notebook continuou funcionando normalmente, porém, após um tempo ele desligou sozinho. Acabou danificando irreversivelmente o HD. Tome cuidado se vc tem algum arquivo que ainda não fez backup.
Todos os arquivos + importantes já estão em backups, vou terminar de salvar os arquivos em backups e formatá-lo. Acredito q se for pra ele dar algum problema, a formatação vai antecipar.
Não é verdade mais se você verificar o S.M.A.R.T é a forma mais rápida de verificar se um HD esta com defeito baixo o software analizo o resultado é instantâneo.
Agora a mais eficiente é checar o S.M.A.R.T. e os setores em busca de badblock este é mais demorado.
Tipo o S.M.A.R.T ele fica monitorando o HD o tempo todo verificando o seu estado então se o S.M.A.R.T estiver habilitado desde muito antes da queda ele vai ter registrado se o HD esta em bom estado ou não.
Então se o S.M.A.R.T for habilitado depois da queda muito próximo do teste ele pode não ter registrado falhas o suficiente.