Duvida - particionamento, nao sei a melhor forma de gerir as partições

Ola galera preciso de uma ajuda de vocês, apos um longo período de distro hopping consegui achar a que mais me encaixei, queria fazer uma instalacao bem elaborada e bem particionada, caso eu venha a quebrar ou ate mesmo ter problemas com um update e n perder meu /home na formatação, porem to com umas duvidas aqui sobre particionamento, antes de mais nada possuo o sequinte armazenamento:

Ssd 120 GB
Hd 500GB

As minhas duvidas são

1. Quando instalo programas ele vai para onde?
    / Ou /home?

2. Caso os programas sejam instalados no / qual seria um tamanho ideal para ele?

3. Tem como colocar o /home em um HD secundário na hora da instalação?

4. De acordo com a pergunta anterior , caso eu coloque o /home no hd secundário ele ja entra no fstab e é montado automaticamente quando iniciar o sistema?

Por hora essas são minhas duvidas

Bloco de Citação

• Quando instalo programas ele vai para onde?
    Se usar pacotes da distribuicao vai pro “/”, geralmente pra “/usr”. Se usar pacotes de terceiros geralmente vai pra “/opt”. Programa que vai para “/home” que eu sei eh o steam, bem como os jogos por padrao. Flatpak e snap instalados com root vai pro “/algumacoisa”.

• Caso os programas sejam instalados no / qual seria um tamanho ideal para ele?
    Acredito que 30 GB de com folga. Eu uso 20 GB e fica sempre mais de 50% ocupado mas se passa de 75% eh porque tem algum problema (geralmente logs e dumps que precisa apagar no “/var”).

• Tem como colocar o /home em um HD secundário na hora da instalação?
    Sim.

• De acordo com a pergunta anterior , caso eu coloque o /home no hd secundário ele ja entra no fstab e é montado automaticamente quando iniciar o sistema?
    Sim.

Outras opcoes:

• Voce pode montar a home no SSD e montar o hd dentro da sua home (/home/user/hd500gb). Nada impede isso, caso seja apenas um usuario.
  • Voce pode montar o hd em “/media/meuhd” e criam um link simbolico na sua home para esse local
  • Voce pode usar LVM e usar dois volumes como um so (comeca a complicar na configuracao).
  • Voce pode usar as particoes como btrfs e tambem fazer com que pareca apenas uma (nao recomendo uso do btrfs para arquivos pessoais).
1 curtida

Obrigado, pelo que você disse ja deu uma ideia de como irei fazer o particionamento

Vou colocar 30gb para o / e deixar o resto do ssd para o /home

Criar uma entrada no fstab para montar o hd secundario automaticamente e usar ele para salvar algum jogo, e arquivos maiores, creio que 80 gb de para salvar as coisas do dia a dia e projetos que faço