[DÚVIDA] O quanto é seguro alguém que nunca fez manutenção fazer no próprio notebook?

Olá galerinha bonita!
Minha questão é a seguinte: eu preciso trocar o HDD do meu notebook, mas não confio em manutenção de rua (que é oq tem aqui perto de casa), já que a única vez que eu tive um PC ele parava na manutenção todo mês pra ser formado e nunca resolvia. Eu quero aprender a mexer, pois não confio mais nesses caras (eles acham que mulher não entende nada :roll_eyes:), mas não tenho como fazer um curso e eu só quero trocar o HDD rs Não tenho dinheiro e nem tempo disponível pra deixar numa assistência. Um colega meu falou que notebook é meio chato pra mexer e é daí que vem o meu medo de eu mesma mexer e dar ruim, mas eu fiquei tantã de gastar 100 contos todo mês da outra vez.

2 curtidas

Não é complicado trocar o HDD da grande maioria dos notebooks, mas tenha em mente que a parte interna de um notebook é bem mais sensível do que a maioria das coisas que você tá acostumado à mexer, então, atenção triplicada não é um exagero nesse momento…

Mas, é bom você ver uns tutoriais no YouTube antes, tem muita gente falando sobre isso.

2 curtidas

Lembrando também que tem os terríveis notebooks com tampa inteiriça (sem tampinhas de manutenção)… Nesse caso tem que desmontar toda a parte inferior e aí já sobe pra nível avançado ou hardcore :smile:

1 curtida

Eu tenho um IdeaPad-320, tem que desmontar tudo pra chegar no HD, mó trampo, mas eu instalei um SSD e um HDD com caddy nele sem tretas.

Se eu não me engano, a tampa do meu tem que sair toda e o meu HDD tem um compartimento parafusado. Eu já tentei abrir pra tirar meu adaptador de micro sd e foi nesse momento de o meu colega falou que era bom não mexer por notebook é sensível e tals rs

Tava pensando justamente nisso mesmo. Só queria ter certeza de que é seguro rsrs

Se for tampa inteiriça eu não recomendo ninguém a arriscar… pelo fato que se vc quebrar uma travinha plástica ou algo do tipo, aí ja era e vai ganhar uma fresta de brinde…
Quando se tem as tampinhas de manutenção aí é muito mais tranquilo

1 curtida

Uma cliente minha trouxe um esta semana pra instalar uns programas… como não tem dvd então foi via pendrive, veio de fábrica com o Windows 10 :scream:

Pra soltar as travas com mais segurança, usa alguma coisa de plástico, tipo uma palheta de guitarra/violão fininha ou algo do tipo, talvez, até cortar um pedaço de alguma coisa de plástico pra poder usar como ferramenta seja negócio…

Mas, reforçando o que o @FabioSuco já falou, isso aí é um procedimento avançado, faça com MUITO cuidado, elevado a décima potência.

2 curtidas

Pode crer, o meu também veio com Windows 10, eu nem cheguei à ver ele funcionando, já formatei direto.

Mas o HD que vem nessas máquinas é muito lento, logo eu instalei um SSD pra garantir o sucesso da missão.

Olá @lunita tudo bem contigo?

A maior parte dos fabricantes de notebook disponibilizam em seus sites um “guia” de como fazer manutenção nos seus notebooks, normalmente esses guias chamam “assembly guide” ou “guia de manutenção”.

Dá uma procurada no site do fabricante que você deve encontrar, outra recomendação é assistir alguns vídeos do pessoal do “I Fix It” ou ver esse vídeo aqui do Dio que também toca nesse assunto.

2 curtidas

Vou dar uma olhada então. Nem tinha pensado nisso rs

Quando ela entregou na minha mão tava em modo de hibernação, foi só ligar pra cair naquelas intermináveis atualizações do Windows 10…
Quero ver quanto tempo esse sistema vai durar nas mãos dela… a filha ja estava reclamando que o sistema tava lento… e lá ela… abarrotando de tralhas do baixaki rs

1 curtida

No meu caso eu também nunca tinha aberto o notebook. Olhei um vídeo no You Tube e depois abri com bastante cuidado, consegui. Fiz a limpeza, removi a poeira e ficou 10.

Eu estraguei o meu notebook por um outro problema. O cabo da fonte tinha cortado próximo do plug, então passei a usar por muito tempo fazendo diversos reparos com solda e tampando com cola quente a cada vez que o cabo cortava. Certa vez a minha irmã disse que o notebook não estava carregando, o problema era o mesmo do cabo, fui arrumar e não deu certo, fiquei tentando e insistindo, fiz uma ligação errada que deu uma faísca. Comprei outra fonte e o notebook não carregava. Resumindo, estraguei alguma coisa da parte de carregamento que fica dentro do notebook quando teve aquela faísca.

Não mandei para a manutenção porque não tenho dinheiro, e preciso tanto dele. Agora estou me virando com o celular.

Para trocar o HD é fácil e acho que você não terá grandes problemas. Você tem de remover muitos parafusos (alguns bem escondidos) e usar uma ferramenta de plástico para abrir as laterais sem quebrar como o @anon17586640 disse acima.

2 curtidas

Provavelmente danificou a parte interna onde vai o plug… notou se ali estava esquentando bastante quando plugava o carregador ??
A única saída é a troca do conector mas a boa notícia é que tem conserto

1 curtida

O meu tá sem a bateria vai fazer um ano, mas tá funcionado sussa, porém tá irritando perder a mobilidade pela qual optei ao comprar o notebook :joy::joy:
Mas minha prioridade é o HDD, tá cheio de processo falhando, boot mais lento que eu quando acordo… Só espero que essa “brincadeira” de usar sem bateira não dê ruim

1 curtida

Não cheguei a olhar se estava esquentando. Na hora que estragou eu estava a testar as ligações dos fios no plug, porque em alguns momentos eu fazia a conexão certa e então a luz de carregamento acendia mas na verdade a energia não estava indo, estava saindo da bateria do notebook. Numa dessas tentativas, assim que liguei a fonte na tomada e movimentei o cabo um pouco deu a faísca.

Mesmo tento conserto vou deixá-lo parado. Estou no modo “ultra economia de dinheiro”.

se o seu problema e lentidao pq nao formata e instala um sistema e testa antes de gastar com outro hd ?

Tendo cuidado, o meu tive que retirar a tampa e fazer consertos ao redor da dobradiça que arrebentou legal; tem que usar algo de plástico e passar com certa força e ouvir os “clicks” e ir puxando (com cuidado) as partes destravadas e veja se tem uma chave de fenda para isso, enfim lhe desejo boa sorte, também tive muito medo para consertar o meu, mas depois de quase uma semana mexendo aos poucos consegui!

1 curtida

Nunca é seguro, eu pro exemplo esse dias desmontei meu PS3 inteiro pra fazer manutenção preventiva, troca de pasta termica,
limpeza de placa e bla bla bla. Resultado: fiz tudo mas ficou pra fora uma plaquinha de metal e um parafuso… porém ta funcionando. kkkk mas oq vc quer fazer não é dificil.
Uma dica que te dou, pega o modelo certinho do seu note e procura no google uma videoaula de alguém fazendo a troca do HD ou ate mesmo desmontando um note do mesmo modelo que o seu, pois ai vc saberá onde fica as coisas com que vc precisa ter cuidado

2 curtidas