Olá pessoal.
Estou numa empreitada para instalar o Arch para ser “forçado” a aprender um pouco mais sobre Linux. Uma vez estava num sistema e não sabia como formatar um pendrive por terminal. Estou julgando que o desafio de instalar esse sistema me fará aprender um pouco mais dessas coisas.
A primeira coisa que me deparei no tutorial de instalação foi isso:
Eu antes executei o comando fdisk -l e apareceu isso:
O que é esse /dev/loop0 ?
Por que tem esse /dev ? O que significa isso?
Agora não sei como montar uma partição.
Alguém poderia me ajudar ou recomendar um tutorial?
Obrigado.
Olá
Olha que coisa, é o live CD do Arch. Ele se reconhece assim.
São os dispositivos e periféricos ligados à máquina.
Você usa o comando mount, depois específica a partição que deseja e qual será o ponto de montagem. Exemplo de um HD externo (que é o meu caso), ele é reconhecido como /dev/sdc e ele tem apenas 1 partição que é a sdc1, e quero montá-la em /mnt/hdell (é um HD da Dell, quis nomeá-lo assim), logo, o comando será mount /dev/sdc1 /mnt/hdell
.
Sei que está querendo ir pelo jeito “forçado” ou manual, só que reitero que tente ir antes pelo script archinstall, mas, se for realmente por esse lado, a melhor fonte com tutoriais de Arch que conheço é o EF - Linux Made Simple.
2 curtidas
Legal. Eu tinha encontrado e estava lendo isso:
Eu vi no Wiki do Arch ( incrível que parece que não tem fim do tanto te informação… é fácil se perder lá) e entendi que fdisk é um utilitário de particionamento, aí fui procurar por fdisk e achei o site acima.
Obrigado pela ajuda.
A primeira vez que instalei o Arch manualmente (quase 1 anos atrás) foi com esse vídeo dele aqui:
Nesse caso, ele utilizou como bootloader o próprio que já vem com o systemd, o systemd-boot (ao invés do GRUB), e também instalou como interface o KDE.
Existem outros vídeos dele que ensinam como formatar as partições e instalar o sistema base, e aí também tem outros onde mostra só o pós-instalação de interfaces. Digo isso caso queira usar outra interface e de outros jeitos. Enfim, ele tem de tudo o que imaginar e até o que ainda nem ouviu falar se bobear
2 curtidas
As distros que utilizei, todas tinham GRUB.
No caso, esse systemd substitui o Grub, é isso?
Isso mesmo. Particularmente prefiro ele pois acho mais simples de configurar as entradas, sem dizer que ele reconheceu uma instalação do Windows que tenho aqui logo de cara. Enfim, só uso assim.
1 curtida
Fui longe em uma VM, seguindo uma composição do site:
https://wiki.archlinux.org/title/Installation_guide
e do vídeo:
Então decidi ir valendo em um notebook muito fraco que estava encostado aqui. Ele serve de cobaia.
Eu poderia passar para outro passo, mas nesse caso surgiram mais itens do que na VM e gostaria de entendê-los.
Disk /dev/sda 298.09 GiB é o primeiro disco, no caso o HD de 320 GB desse notebook
Device Boot
/dev/sda1 é a partição de boot do notebook ?
Disk /dev/sdb 29.81 GiB é o pendrive que está no notebook.
Device
/dev/sdb1 é uma partiçãp do pendrive ?
/dev/sdb2 é outra partição do pendrive ?
Disk /dev/loop0 é a ISO co Arch.
Aha!!!
Fui na Arch Wiki e estive olhando pelo utilitário Fdisk e agora estou experiente em deletar e criar partições.
Estou progredindo…
O bom é que agora estou entendendo um pouco mais de particionamento. Algumas outras vezes eu tice dúvidas sobre partições e fazia as coisas meio no chute e dava certo.
Agora tenho um controle melhor.
Estou gostando bastante dessa coisa de ter que pesquisar e ir fazendo as coisas.
3 curtidas
Sim.
Creio que seja um pequeno espaço vazio no início do pendrive.
Sim, deve ser a partição onde se criou o pendrive bootável.
1 curtida