Dúvida na linguagem C

Bom dia a todos, tenho um trabalho da faculdade para fazer (Github do projeto), no qual tenho que criar uma fila de vacinação, o código (em grande parte) está pronto, porém tenho uma dúvida:

É possível criar uma tabela “dinâmica” em C? Porque caso testem o código com o seu nome, a não ser que seu nome tenha 5 letras, verá que a tabela ficará desconfigurada, gostaria de saber se tem como formatar para ficar melhor apresentável

Expectativa:

Realidade:

*Perdão caso meu código não seja um dos melhores, sou novato nesse ramo de Engenharia, e ainda vou implementar função de voltar para menu e afins…

3 curtidas

Se eu entendi sua pergunta bem, você quer que a tabela fique com o | garantidamente alinhado, certo?

Se o printf do C tiver essa função do printf do shell, pode fazer %LARGURAs (exemplo do shell):

$ printf '%16s|% 3d|%12s|\n' Mariana 24 Severo
         Mariana| 24|      Severo|
$ printf '%16s|% 3d|%12s|\n' Pedro 22 OK
           Pedro| 22|          OK|

Isso empurra o nome para a direita, mas é até onde eu sei.

1 curtida

Agradeço a resposta, o que eu queria não seria possível fazer em C, até porque queria que movesse tanto o ‘+’ quanto o ‘|’ sem contar os espaços, vou pesquisar mais sobre printf, mas sua resposta já foi de grande ajuda.

1 curtida

Sim, e é relativamente simples, o primeiro passo é dividir seu problema:

Basicamente isso acontece porque você usa uma quantidade fixa de espaços, se a tabela é dinâmica, a quantidade de espaços vazios deve ser dinâmica, então, no seu gerador temos isso:

printf("  | %d    | %s                |  %d   |         %d         |          %d         |\n",P.fase,P.nome,P.idade,P.profissao,P.comorbidades);

O ideal seria você fazer assim:

printf("  | %d    | %s%s |  %d   |         %d         |          %d         |\n",P.fase,P.nome,geradorEspacos(P.nome),P.idade,P.profissao,P.comorbidades);

A função geradora precisa de uma variável global, que representará os espaços, pode ser tipo: