Duvida - Montagem de Unidade e /home

Ola galera, uma vez postei sobre mudar o /home, ia fazer isso ontem mas tive uma duvida.

Algumas vezes meu sistema (Neon) inicia, mas observando alguns programas do sistema que pegam arquivos no HD secundário, vi que eles ficam ausente, como se o HD nao montasse assim que iniciasse.

Porem ele aparece na lista de outros locais, mas os programas nao conseguem buscar os arquivos nele, somente depois que eu clico na unidade que ele começa a ler o conteudo

Tem alguma maneira de fazer o HD montar assim que o pc liga?

Tenho essa duvida porque queria colocar o /home nesse HD mas fico preocupado se ele nao “montar” e acabar dando algum problema no sistema

1 Curtida

Voce precisa adicionar uma entrada no /etc/fstab para que o volume seja montado na inicializaçao. Senao ele so vai ser montado pela interface grafica quando voce clicar nele.

1. Descubra o UUID da partição que voce quer montar.
blkid
  1. Crie um diretório onde ele será montado
sudo mkdir /media/minhaParticao
  1. Adicione a entrada no /etc/fstab
sudo nano /etc/fstab

Exemplo da entrada do meu hd-externo

UUID=FCF3-24E4    /media/minhaParticao       exfat   defaults        0       0

Para mais opções de montagem, aí procure mais informação sobre o fstab. Depende muito do seus sistema. Tem um detalhe que com essa opção padrão, se eu der boot sem o hd externo conectado, ele trava a inicialização do computador (tem opção pra nao travar tbm, fstab é bem poderoso).

2 Curtidas

Obrigado farei isso assim que chegar em casa.

Com certeza irei ler sobre o fstab