Dúvida: GNOME; o que será isso?

Assisti um vídeo do Dio sobre o Google Drive no linux e ele deu a opção de usar o gnome. O problema é esse, não tenho a mínima ideia do que seja esse tal de gnome. Já procurei muito aqui no fórum mas não encontrei nada. Alguém pode me esclarecer isso? Por favor, de forma bem clara e detalhada; sou bem leigo em informática, ainda mais em linux.

1 curtida

Gnome é um dos desktop environments do Linux, ou seja uma interface gráfica com um conjunto de aplicativos. O Gnome tem integração com contas online e suporta o Google Drive.

1 curtida

E como faz para instalar esse tal de Gnome?

Seria melhor utilizar uma distro que traga o Gnome como interface padrão, como o Ubuntu 18.04.

1 curtida

Então no Linux Mint ele não vem incluído?

Você até pode instalar, mas não é uma boa ideia misturar DEs, isso muitas vezes causa problemas.

Se não me engano o Linux Mint tem suporte ao Gnome Accounts, o @Dio provavelmente pode responder isso melhor.

2 curtidas

O Mint não, por padrão este vem com as interfaces Cinnamon, Mate e Xfce conforme descrito nesse link.
Segundo o gnome.org Fedora, openSuse e Ubuntu possuem versões nativas com o Gnome.
Por fim, dê uma olhada nesse video do Dio onde ele explica melhor sobre o Gnome no Mint.

1 curtida

Recentemente fiz um teste com o Ubuntu, não gostei muito do gnome, prefiro o antigo unity, apesar de parecer facilitar bastante a vida no quesito organização e deixar o sistema mais bonito. Mas, aí vai do gosto de cada um né, eu mesmo prefiro a xfce do mint por já estar bem familiarizado. Indico você fazer um teste com o Ubuntu e ver se você gosta e se adapta mais a ela, se gostar, migre para ele ao invés de ficar no mint e instalar o gnome (por causa da questão que o @anon48453804 mencionou de misturar DEs). Para leigos/iniciantes recomendo altamente um dos dois sistemas: Ubuntu e Mint. :wink: