Dúvida entre SSD e HD

É uma dúvida cruel…

Por um lado, um HD de 1 TB por R$ 239,00
Por outro um SSD NVMe de 500 GB por R$ 449,00

Há muito tempo eu tenho HD de 1 TB( como tinha muito espaço, meio que deixava muito trash) mas atualmente estou com um de 320 GB e não dá para todas as minhas coisa ( algumas VMs) bastante arquivos PDFs e vários vídeos.

Eu nunca disse “nossa, que computador lento”. No Linux o HD ainda se sai razoável…

Sendo que o SSD promete algo muito mais rápido. Não sei se isso impactaria muito no meu dia-a-dia.

Basicamente eu ligo uma VM Windows ( um snapshot) e crio alguns arquivos de apresentação no impress ou no Power Point ( dentro da VM). Fora isso eu navego pela internet e umas 2 vezes ao mês eu faço backup.

Eu sei que essa é aquela questão que eu meio que já sei a resposta, mas estava querendo ler dos colegas.

Minha visão antes de fazer a pergunta: No trânsito, se você andar mais rápido, às vezes chega 1 ou 2 minutos antes, o que não faz tanta diferença assim, mas a sensação de ir mais rápido impacta no emocional.

Tendo em vista a motivação do exemplo acima, eu pergunto:

Falando francamente, você notou algum grande impacto com um SSD NVMe? Você notou que sua produtividade aumentou, terminou as coisas consideravelmente mais rápido?

Obrigado.

OBS: usei trash pois a palavra equivalente em português é proibida. Oi!? @moderadores

1 curtida

Vc pode analisar da seguinte forma (pra ajudar):

1 - Tenho um HD externo onde posso colocar meus arquivos caso meu SSD (Supondo que vc escolha usar um SSD de 500GB) esteja ficando cheio? Se a resposta for sim, acho q vale a pena usar um SSD.
2 - Quanto de espaço atual estou ocupando? É menos de 500GB? Se a resposta tmb for sim, eu usaria o SSD.
3 - Sim, o ganho de desempenho no sistema será “bem” percebido ao migrar de um HD para um SSD.

Resumindo: Se o seu uso atual não ultrapassa os 500GB, ou vc pode passar alguns arquivos pra um HD externo, então recomendo usar o SSD.

1 curtida

Na época do HD de 1 TB eu usava em média uns 560 GB, mas eu abusava. Deixava alguns backups de máquina virtual, etc.

Eu estava calculando e sobrariam uns 200 GB, o que parece razoável. O único receio é precisar, pontualmente, de mais espaço e ficar limitado.

Eu tenho um HD externo, mas gosto de deixar ele como backup. Se eu deixar aquivo lá, fico sem a redundância.

Mas obrigado pela seu ponto de vista @anon77473824.

1 curtida

No meu ponto de vista, HD hoje somente para guardar arquivos e fazer backups nada mais além disso, o ganho que se tem com um SSD vale muito apena em termos de velocidade produtividade.

Pegaria o SSD colocando nele o SO e as coisas que você mais usa e deixar o HD para demais arquivos e para suas VMs.

Um SSD convencional já vai lhe proporcionar um bom salto de performance, já o SSD NVMe vai depender do modelo ( modelo com altas leituras e escritas ) e das tarefas que você pretende realizar, tirando o boot mais rápido quase não se sente muita diferença no dia a dia.

4 curtidas

Entendi.

Eu pensei em um Sata, sendo que está praticamente pelo mesmo preço de um NVMe. O que estou pensando em comprar é este:

Um detalhe importante é que raramente desligo o computador, sempre suspendo. Não gosto de desligar pois deixo as coisas abertas para usar pelos dias.

Você acha que não precisa de um SSD… Até o dia que usar um pela primeira vez. A diferença na responsividade do sistema é tão absurda que nunca mais vai querer ficar sem. Eu já não tenho paciência para usar computador que só tenha HD. Comprei SSDs para instalar o sistema e os programas mais frequentes em todos os computadores aqui em casa.

A diferença entre um HD e qualquer SSD decente é brutal. Sobre a diferença entre um SSD Sata e um NVMe, eu diria que não impacta tanto no dia a dia. Ela é mais visível em cenários específicos, que dependem muito do disco.

3 curtidas

Se o preço for próximo vá sempre no mais rápido e de preferencia as marcas mais conhecidas como o caso desse NVMe da WD. Corsair, Samsung, Crucial, Kingston, Adata XPG, HP tbm são marcas muito boas.

1 curtida

Entendo. Eu acho que vou comprar esse SSD mesmo e usar o espaço de maneira mais racional. No limite do desleixo, até 1 TB pode se esgotar e na verdade não tenho tanto arquivo assim.

A dúvida está mais por questão de R$ 200,00 a mais e também pelo fato de “ter 1 TB”.

Eu já estive nessa situação, pagar a mais pelo pouco espaço que oferece? No final valeu muito apena e com o tempo nem acabei precisando de tanto espaço assim, além do mais, no seu caso você vai ter bastante espaço com adição de um NVME de 500Gb e 1TB do seu HD.

1 curtida

A velocidade do SSD será um grande impacto para sistemas operacionais e seus aplicativos. ─ Imagino que isso possa incluir as VMs.

Agora, guardar zilhões de PDFs, DOCs, Fotos, Vídeos… Faz pouco sentido, sendo o SSD mais caro que o HDD.

Eu tenho um SSD “comum” (não NMVe) de 480 GB, com 12 sistemas operacionais (poderiam ser VMs, no seu caso).

Quando as partições /home ficavam nele, o tempo de boot era de 10, 12, 14 e 18 segundos ─ KDE Neon, PCLinuxOS, openSUSE e Fedora 31, respectivamente.

Num HDD de 320 GB antigo (ainda Sata II), tenho 12 partições /home pequenas, pois não guardo documentos nelas ─ só wallpaper, avatar, e as configurações de cada distro.

(Agora, os tempos de boot vão de 22 a 44 segundos, em média ─ mas não é problema para mim, pois costumo usar uma distro só a semana inteira, sem desligar).

Para guardar arquivos de todos os tipos (Textos, Fotos, Livros, Planilhas, Vídeos), uso os HDDs, ─ do mais recente até o mais antigo ─ pois 1 ou 2 segundos para abrir determinado arquivo ,1 vez a cada 4 anos, não impacta em nada a minha vida.

1 curtida

Obrigado @anon77473824 @tiagoquintino @KairanD e @frc_kde

Seus relatos me fizeram optar pelo SSD. Irei manejar melhor meus arquivos e qualquer coisa uso o HD Externo para dar um alívio a uma demanda temporária.

Obrigado a todos.

3 curtidas

Mesma linha.
SSDs para mim são piores que carro com câmbio automático: só não usa hoje quem ainda não teve contato, porque se experimentar, é difícil (senão impossível) voltar atrás.

Não é só uma questão de tempo de boot, é de responsividade mesmo. Um SSD x um HD, no mínimo, significa “um patamar” de CPU: se tem um i3, vai sentir como se fosse um i5; um i5 um i7, e assim sucessivamente. São pequenas operações de leitura e escrita que o tempo de acesso pega demais e aí fica bem notável.

Se espaço é realmente necessário, a ideia é partir para dois discos: um SSD para sistema e um HD para arquivos. Pode sair mais caro mas adia um futuro upgrade.

3 curtidas

De forma simples: se quer espaço vai de HDD porque apesar de ser uma tecnologia obsoleta que deve desaparecer ainda nessa década, é o sistema mais barato para se conseguir armazenamento local, se quer desempenho (velocidade no acesso a arquivos e programas no caso) e não precisa de muita coisa instalada ou guardada localmente, vá de SSD.

1 curtida

Eu sempre recomendo (e faço) justamente isso: usar um SSD de pelo menos 120GB (ideal 240GB) para o sistema operacional e os programas mais usados, e um HD adicional se for necessário armazenar muitos arquivos.

Antigamente, SSD era artigo de luxo. Hoje é indispensável.

3 curtidas

Exato, nem que se tenha de cortar outras partes (processador, GPU, memória…) para se chegar ao orçamento disponível.

2 curtidas

@KairanD @josebarbosa @TiagoCardoso @frc_kde @tiagoquintino @anon77473824

Comprei um SSD e realmente é algo fora do comum… Eu acabei de fazer um post aqui com uma dúvida. Aí formatei, instalei de novo, e estou aqui já no fórum, tudo isso em menos de 10 min. Leva menos de 3 min para instalar o Ubuntu ( tirando as janelas de colocar nome, senha do Wi-Fi, etc.)

Dá boot no Ubuntu (tirando o parte do Grub) em 6 segundos !!!

Eu estou impressionado…

7 curtidas

Sim, quem experimenta o uso de SSD uma vez nem pensa mais em HDD, só usa se não tiver jeito por um motivo ou outro (como o fato de SSD ainda ser caro). É por essas e outras que os HDs devem desaparecer ou no máximo serem usados apenas para armazenamento externo ainda nessa década.
Está usando um SATA?

2 curtidas

Não, é um NVMe. Está o mesmo preço de um SATA.

2 curtidas

Melhor ainda.

1 curtida

Sabia que você iria adorar. :slight_smile:

Não tem jeito… Quem usa SSD não volta atrás. A diferença é absurda, a utilização do computador fica muito mais agradável. Eu sinceramente já não tenho paciência para computador com sistema e programas principais instalados em HD: você pode ter o melhor hardware do mundo, o HD ainda será um gargalo.

2 curtidas