Duvida entre Intel ou AMD

Oi pessoal,

Irei trocar de notebook, e estou em duvida entre dois modelos da Avell, um com placa integrada Intel Iris Xe Graphics 80 Execution Units e processador (Core™ i5-1235U Alder Lake) e outro com AMD Radeon™ Graphics e processador (AMD Ryzen™ 5 7430U).
Qual desses dois conjuntos teriam um desempenho melhor no linux ?

Meio que isso depende mais da sua preferência, pois Intel e AMD tem um excelente suporte no Linux.

Eu acho, que no caso da placa de vídeo da Nvidia tem alguns certos problemas.

Meu caro, são duas máquinas ligeiramente distintas, as duas atenderiam no linux, mas seriam em cenários diferentes.

Escolha a máquina AMD se você:

1. Quiser mais duração de bateria (Núcleos zen 3 do Ryzen 7430U são bem mais eficientes)
  2. Quiser um multicore melhor ( O 7430U tem 6 núcleos completos, o que vai entregar desempenho sustentado melhor em multitarefa melhor e operações que usem múltiplos núcleos melhor que o 1235U)
  3. Melhor desempenho gráfico (Por mais que a Vega 7 do Ryzen perde em alguns benchmarks específicos pra integrada do 1235U, Uma Iris Xe de 80 unidades, a maturidade dos drivers AMD pra linux compensa isso tranquilamente.)
  4. Se você quer menos dor de cabeça ao instalar e usar o linux (aqui vem novamente a maturidade dos drivers da AMD, a Intel costuma ter problema de desempenho nesses procs mais novos por conta da arquitetura diferenciada do processador.)

Escolha a máquina Intel, se você:

1. Precisa especificamente de single core: (Os núcleos de performance dele, os p-cores, são um pouco mais rápidos em single que os núcleos do Ryzen)
  2. Precisa de decodificação de vídeo AV1 por hardware (reduz muito o consumo de bateria e cpu no processamento de vídeos em 4K como no youtube e twitch, e é um game changer pra edição de vídeo.

Eu sou extremamente suspeito pra falar, além de saber de todas as vantagens da AMD citadas, eu sou fanboy, tou te falando de um AMD agora mesmo.

Mesmo assim, ainda recomendaria primariamente a máquina AMD.

1 curtida

Meu hardware atual é com NVIDIA e vez ou outra tenho alguns problemas. É justamente por isso que quero trocar de máquina e pegar um hardware o mais compatível com o Linux.

Estou em busca exatamente disso, um hardware com maturidade p usar o Linux.

1 curtida

No geral, uma máquina decente full AMD vai te atender sem dores de cabeça.

A AMD continua até o momento, com drivers open source e a comunidade continua com a melhoria contínua desses drivers.

Só dá uma pesquisada melhor na sua faixa de preço, talvez você acha alguma coisa com chip gráfico dedicado da AMD, você deve ter um salto de performance decente em relação a um setup só com APU, devido ao cache que você vai ganhar arrancando a GPU fora do processador.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.