Duvida e possivel mudar onde salva as libs? para o HD ou apps?

olá pessoal atualmente estou usando PopOS, que na minha humilde opnião de quem esta aprendendo linux, e uma delicia sempre funciona tudo bem completo perto de outras que testei ainda mais se tratando de notebook hibrido igual o meu, e que travava até a instalação do ubuntu lts. mais a duvida seria o seguinte, e possivel por exemplo , quando damos SUDO UPDATE, SUDO UPGRADE, esses apps são salvo no ssd, só que meu SDD, e muito pouco só 128gb, a duvida seria poder salvar no HD, meu hd ja esta montado e com devida permissão quero entender como funciona essa questão , pq por exemplo quando eu instalo app via loja da PopOS, ele vai direto pro SSD, que no caso seria :C no windows. eu queria poder alternar ja que lá não se tem opção de fazer isso e creio que seja só terminal ambas as coisas. desde ja agradeço se leu até aqui e feliz por participar da comunidade ^^

O Linux não tem as facilidades que existe no Windows.

No Windows, quando você vai instalar um aplicativo, na maioria das vezes o próprio aplicativo da a opção de escolher um diretório que não seja o padrão (Arquivos de Programas). Já no Linux não é bem assim que funciona, os pacotes que você instala pelo sudo apt já estão devidamente configurados para serem instalados nos diretórios que farão com que funcione e seja executado por outros programas e afins.

Caso você queira instalar em um lugar diferente, você vai ter que pegar o código fonte do pacote especifico e configurar do seu modo, lembrando que quando se compila, você vai ter que lidar com dependências, configurar onde cada componente será instalado para que ele funcione corretamente. Resumindo: você vai ter que saber pelo menos um pouco de programação para fazer este procedimento.

Uma alterativa que você pode fazer a respeito do espaço no ssd, é instalar a pasta do usuário /home em outro hd. Também pode utilizar os comandos:

# autoremove: remove os pacotes órfãos que não são utilizados mais pelo sistema
# autoclean: remove versões antigas de pacotes que foram atualizados, porém eles ainda estão no diretório cache do sistema.
sudo apt autoremove
sudo apt autoclean

AVISO: cuidado com o que você mexe no sistema, quando se é iniciante no Linux, geralmente nos empolgamos e queremos mudar várias coisas, porém falta conhecimento para lidar com possíveis problemas que venham a ocorrer, e muitas vezes não sabemos quais procedimentos realizar para reverter o que foi feito. Fazendo com que se “quebre” o sistema, ele não inicie graficamente.

Ai você terá que lidar com tty, journalctl e editor em modo texto.

3 curtidas

Tudo o que vc quiser será!

Claro que tem jeito de instalar as bibliotecas em outra partição, porém é um pouco complicado para quem nunca fez. Como vc é iniciante, seria necessário uma curva de aprendizado sobre o funcionamento do sistema de arquivos linux (LFS). Explicando rapidamente (e não espero que vc absorva nessas poucas linhas, poid é apenas para saber que é possível):

• Criar um sistema de arquivos na partição de algum outro disco.
  • Copiar todos os dados da pasta que possuem as bibliotecas dos programas (/usr/lib) para a nova partição
  • Configurar a nova partição para ser montada na inicialização do sistema (editar /etc/fstab)
  • Apagar todos os dados antigos, liberando assim alguns gigabytes da partição raiz atual
  • Reiniciar o computador e ver se deu tudo certo.

O ponto chave aqui é que esse novo disco precisará ficar instalado permamentemente no computador. Sem ele o computador não será inicializado, porque a montagem do /usr/lib será necessária para a correta inicialização do computador.

Também de modo semelhante, outras partições podem ser montadas em outros lugares que vc possa necessitar de mais espaço. É comum em instalações personalizadas que haja partições específicas para /home, /var, /opt, /srv, /boot, etc…

Por exemplo, aqui eu tenho partições específicas para /home e para /var/lib/mysql, diretórios que tem um volume grande de informações e que eu não quero que fique na partição montada como raiz do sistema.

1 curtida

muito obrigado pelo tempo, amigo estou nessa jornada de aprender como funciona linux! realmente e bem complicado e como se voce moldasse do seu jeito… e se fizer algo de errado tudo para de funcionar. kkk varias experiencias assim… vou ler e refletir e fuçar e pesquisar mais sobre! para mim que esta começando pareceu meio hacker ainda kkkk

Isso! Vc resumiu o que é o AppImage. O programa é distribuído com todos os arquivos em um mini sistema de arquivos interno, incluindo as dependências dele. A desvantagem é claro que se vc tiver 10 programas instalados desse modo, precisará de X vezes mais espaço por não aproveitar as bibliotecas compartilhadas que a distribuição. Ou seja, a princípio é uma boa solução para poucos programas, mas quando se trata de muitos programas, o compartilhamento de bibliotecas acaba por economizar espaço em disco. Seria uma solução para ‘instalar’ algum programa na partição /home por exemplo.

sim, por isso ja coloquei nick como inciante, literalmente total kkk. mais me da tesão em aprender como sistema funciona, curso cyber mas na faculdade como todos ja sabem e so teoria e preciso e aprender na pratica como funciona. e ter pratica pra quando começar trabalhar ter um entendimento. eu agradeço muito pelo tempo que se dispos, a escrever e passar conhecimento! obrigado

A forma mais fácil de colocar programas em qualquer partição é usar AppImage, ele é um arquivo quem tem tudo que o programa precisa para funcionar, mas ele não cria atalhos no menu onde ficam os programas, ele funciona quando clica em cima dele.

Ele funciona assim, primeiro você torna ele executável clicando com o botão direito em cima dele, escolhe “Propriedades”, depois “Executável como programa”, basta fazer isso uma vez, depois quando quiser abrir o programa basta clicar em cima dele.

Aqui tem um site onde ficam os AppImage: https://www.appimagehub.com/

1 curtida