Dúvida de upgrade

Fala meu consagrados

Estou em dúvida em qual upgrade fazer no pc. Atualmente estou com um i5 4590 de 4ª geração, 16GB DDR3 e uma GTX 1050 TI 4GB.

Meu pc tem um desempenho até melhor do que eu esperava por ter um processador antigo e a dúvida que surgiu foi a seguinte: Trocar meu processador por um Ryzen 5 3600 e consequentemente utilizar DDR4 ou comprar uma VGA GTX 1660?

No que acham que vale a pena investir com prioridade?

Eu pensei em comprar o processador antes, mas aí lembrei aqui do fórum e decidi criar o tópico pra quem quiser discutir sobre…

A limitação atual no desempenho do seu computador em jogos é essa GTX 1050Ti. Se você trocar o kit (processador, placa-mãe e memórias), vai continuar com desempenho similar. Se trocar a placa de vídeo, mesmo com o processador gargalando em jogos AAA de mundo aberto, vai ter grande ganho de desempenho no geral.

Qual é o modelo da fonte de alimentação?

é uma real de 550w

Marca e modelo? Apenas a potência não tem significado. A fonte é o que realmente pode impedir o upgrade.

Caraca veio compra uma fonte PFC ativo.
E de boa qualidade.
Fonte real são tenebrosas.

Acho que antes de decidir, você tem que se perguntar algo essencial primeiro.
1º Eu uso meu PC principalmente para que? (ex: para trabalho, uso web e software office)
2º Já que sei a resposta da primeira pergunta, o que mais faço com ele que gosto bastante mais que não é tão essencial (ex: jogo em meu tempo livre por lazer)
A partir das respostas destas duas primeiras perguntas provavelmente já irá surgir mais perguntas onde no final vc coloca na balança para saber qual valerá mais a pena!

1 curtida

Mano, agora não consigo ver, mas amanhã te passo

E questão dos upgrades nos desktops é bem ampla. Eu gosto de pensar de dois jeitos: Vou topar configuração, ou vou comprar algo básico com possiblidade de upgrade?

Isso, é claro, apenas quando começo a sentir que a atual configuração não me atende mais. Em 2010 eu comprei um notebook da dell E6410, um ótimo aparelho da linha empresarial. Em 2013 resolvi entrar na era do SSD, gastei uma grana violentíssima mas o notebook era um canhão (claro pras minhas atividades, que não era games pois usava vídeo intel integrado). Tive muitas alegrias, mas em 2017 comecei a sentir a necessidade de mais memória RAM (o computador tinha 4G). O máximo que ele suporta é 8G, então teria que comprar 2 módulos de 4G de um clock específico (lembra que o note é de 2010). Achei que não valia a pena. Também parei de viajar a trabalho, então já começou a bater aquele saudosismo de montar o próprio desktop!
Em 2018, com as boas reviews dos ryzen e também com a garantia que as placas suportariam novas gerações, resolvi investir mais pesado na placa mãe (x370) e memória RAM (16G 3000MHz), e ir na linha de entrada do processador r3 1300X (que tava o mesmo preço do 1200) e uma placa de vídeo RX 550. Assim eu garantia um futuro upgrade de processador e de placa de vídeo caso sentisse a necessidade.

Toda essa história apenas pra ilustrar e vc fazer as perguntas: Qual é a real necessidade?
a) Upgrade da Placa de vídeo: Os jogos estão rodando bem? Qual é a nova tecnologia que vc vai adquirir se fizer upgrade da placa de vídeo? A nova placa será compatível com algum futuro upgrade do processador/placa mãe? Há fluidez na utilização da interface gráfica do computador?
b) Upgrade de placa mãe/processador: As vezes vc precisa ficar esperando o computador terminar alguma tarefa pesada de processamento? Há lentidão em algum programa/jogo gerada por esforço computacional? A média de utilização do CPU está muito alta no uso normal do computador?

Além desses fatores primordiais há também um fatores secundários.
a) O Brasil tem taxa de cambio flutuante, então alguns anos são melhores para comprar produtos importados do que outros. Atualmente o dólar está elevado, será que continuará assim no ano que vem?
b) Alguns produtos sofrem sazonalidades. As placas de vídeo por exemplo subiram muito de preço em 2018 com o estouro do bitcoin e se mantiveram num preço elevado, subindo ainda mais com a alta do dólar. Eu lembro que comprei a minha por 350 reais, e hoje vejo anúncio dela usada por 400. Na minha visão o preço está muito fora da realidade atualmente.
c) Vale a pena fazer o upgrade pra um conjunto placa mae/processador que já vai estar praticamente topado em capacidade de upgrade? Veja que se o i5 4° geração já atente o ryzen 5 3600 vai ficar praticamente ocioso! A vantagem da placa mae pode ser o pci express gen4 para um futuro ssd nvme ou placa de vídeo poderosíssima!
d) Fator entusiasta: O entusiasta não faz upgrade porque o sistema está lento, mas faz para ter o melhor disponível! Certamente dinheiro não é problema. Esse fator detona qualquer pensamento crítico, pois a compra não se trata de produto, mas sim de sentimento.

Bem, agora que já tem um panorama bem amplo sobre o assunto pode escolher se vai trocar a placa de vídeo, a placa mãe, ou ainda deixar a verba congelada para um futuro próximo.

1 curtida

muito obrigado @Deleterium

vou pensar mais sobre o assunto

1 curtida