Dúvida de limpeza do sistema

olá pessoal
sou usuário do linux a pouco tempo, uso o linux mint.
como faço para limpar o sistema de arquivos desnecessários, existe algum software nativo do sistema ou não que
faça o mesmo que CCleaner faz no windows ?

2 curtidas

Existe o BleachBit funciona bem parecido com o ccleaner

O dia fez um post sobre como instalar e usar:

3 curtidas

Eu nunca me dei bem com o BleachBit. Mesmo seguindo tutoriais, ele sempre quebrava alguma coisa em meu sistema. Mas enfim, tem muitas pessoas que usam e não tem problema algum.

A melhor solução pra mim foi esse Script de Limpeza, que dá para fazer pelo terminal. Mesmo não tendo conhecimentos avançados, consegui seguir o tutorial facilmente.
Inclusive esse script já me salvou de problema de pacotes quebrados. Se vc for curioso, tá aqui o link:

Esse script limpa a lixeira, limpa a pasta TMP, exclui caches inuteis do sistema, exclui arquivos duplicados e repara pacotes do sistema.

10 curtidas

Realmente bem útil, na duvida um bom e velho terminal faz melhor kkk

3 curtidas

Tem o stacer GitHub - oguzhaninan/Stacer: Linux System Optimizer and Monitoring - https://oguzhaninan.github.io/Stacer-Web o Dio também vez review dele.

2 curtidas

Se não me engano o Stacer tem uma opção de limpeza.

gostei, já até fiz aqui, e limpou bastante coisa, tomara que não quebre o sistema kkkk… mas se quebrar é porque tinha que quebrar

Obrigado!

2 curtidas

Não recomendo usar programas de terceiros, visto que alguns podem excluir arquivos que você ainda usa, arquivos de configuração e até mesmo quebrar o seu gerenciador de pacotes. No caso do Mint, é possível utilizar as ferramentas do próprio APT, porém, todas são por linha de comando.

Limpe o cache:
sudo apt clean
sudo apt autoclean

Limpe dependências de outros pacotes que não são mais utilizados:
sudo apt autoremove

Limpe o cache do systemd:
journalctl --vacuum-time=10d

Repita esses processos pelo menos duas vezes por mês ou o quanto você achar que te convém. Se quer saber o que cada comando faz, basta ler a wiki do APT.

Limpar o cache do apt e esse tipo de coisa só libera espaço em disco, pra limpar o cachê local dos aplicativos, você pode usar o Sweeper, isso pode melhorar consideravelmente o desempenho em programas como navegador de internet e similares.

Remover arquivos da raiz do sistema é roleta russa! Siga os passos de limpeza do cachê dos gerenciadores de pacotes. Se precisar liberar mais, desinstale os pacotes que vc não usa e limpe as depencias. Para limpar o /home/user eu sigo fazendo análise do tamanho de casa pasta:

du -sh

As vezes acho umas ISO perdidas ou então um kernel compilado com mais de 20gb. Vai analisando pasta a pasta e ataque onde está o grosso do espaço ocupado.

1 curtida

Pessoal estou precisando liberar espaço no meu Hd e vi que na minha pasta raiz tem duas pastas android quero remove-las para ganhar espaço! androidnolinux|690x388

Este tópico foi fechado automaticamente 365 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.