Dúvida de distro para notebook

Boa noite,

Eu realizei a compra de um notebook Acer A515-41G-13U1, eu gostaria de saber se alguém tem o notebook e qual distro usa ? ou me dar uma luz de qual distro possívelmente pode funcionar melhor ?

Eu quando usava computador usava o Mint e ubuntu

O melhor é vc definir as suas necessidades, e escolher qual distribuição melhor lhe atende.

Percebi que esse note tem uma GPU recente da AMD… É importante optar por alguma distribuição com Kernel 5.

1 Like

seguindo o @alexwender
ubuntu 19.04 já tem o kernel 5
Mas acho que o mint tambem tem o kernel 5 para baixar pelo gereciador de atualizações

mas tambem recobendo se for base ubuntu
adicionar o PPA para atualizar o Mesa

Obrigado pessoal.

E só para complementar vou usa o notebook para no máximo joga um CS e LOL e trabalhos da faculdade.

Não recomendo o Ubuntu 19.04. Não é uma versão definitiva do Ubuntu e seu suporte será encerrado em breve, que te obrigará a passar por todo processo de formatação e reinstalação de todo novamente. Se você quer o kernel 5, pode atualiza-lo, tanto no Mint 19, quanto no Ubuntu 18.04. Mas se quer o kernel nativo, te recomendo o Fedora 30. Que, inclusive, possui uma comunidade bastante solícita e ativa para ajudar os usuários, inclusive com os jogos.

Comunidade Fedora Brasil:
https://fedorabr.org/

Canal da Comunidade Fedora Brasil:

2 Likes

O Fedora chega se melhor que o Mint para Notebook?

Depende. Para iniciantes e para quem quer/gosta de facilidades, na minha opinião, não existe distro melhor que o Mint. Mas é uma excelente alternativa e que tem praticamente toda as DEs que desejar em suas versões Spin.

1 Like

O que são DEs???

Desktop Environments. São os ambientes gráficos, com suas interfaces e as aplicações que os acompanha. Por exemplo: KDE, Gnome, XFCE, LXQt, Cinnamon, etc.

https://spins.fedoraproject.org/pt_BR/

Qual é melhor Nautilus ou Nemo?

Uso o Thunar, que acompanha o XFCE.

Recomendo o Fedora por dois motivos, melhor otimização do uso de bateria e versões atualizadas do kernel e Mesa, que são benéficos para AMD.

isso ai complica já que ele tem amd

Creio que tenha sido erro de digitação ou do corretor do celular. ter as versões atualizadas do kernel 5 e do driver Mesa são benéficos para usuários de AMD

2 Likes

Digitei errado, o correto seria um “são” ao invés de “não”.

Outra boa pedida é o Pop_OS!. Tem como base o Ubuntu, tem .isos destinadas para AMD e Nvidia… e falam que é uma das melhores no gerenciamento de bateria.

Como disse, vale o teste!

1 Like

Fedora tem gerenciador de atualização que nem o Mint tem?

1 Like

Gnome Software faz isto no Fedora, instalação de codecs, drivers etc… desde que os repositórios estejam configurados pois o fedora não traz software proprietário por padrão.

Se eu instalar o cinnamon vai ter o gerenciador de atualização