[DUVIDA] Criar programas para Linux

Pessoal, gostaria de saber qual linguagem é usada como um padrão para desenvolver softwares para Linux, eu digo softwares com uma interface gráfica, sem ser apenas pelo terminal. Sempre quis desenvolver algo pra Linux, gostaria de tirar essa dúvida.

2 Curtidas

Não existe uma padrão, mas você pode ir de Python que tem uma grande comunidade, bastante documentação na net e várias bibliotecas para interface.

3 Curtidas

Recomendo Python e Java Script por serem bem muito utilizadas e serem relativamente faceis de aprender

2 Curtidas

Não existe uma padrão como disse o @yurinogueira no entanto existe algumas “mainstream” como C++ e Qt, Python (recomendo PyQt), C com GTK+, Javascript com Electron/NW.js, QML… eu recomendaria C++ e Qt a documentação é absurdamente grande e vc consegue ajuda pra tudo

2 Curtidas

Olá @llofyy

Como o @Natanael.755 descreveu, existem diversas possibilidades.

Dei uma olha no seu Github e lá está marcado estudante de JavaScript, se for este o caso de uma olhada nesta live do Georges Basile Stavracas Neto:

Nessa live ele utilizou JavaScript com GTK 4 e se não me engano ele costuma utilizar C/C++ (não lembro) com GTK.

4 Curtidas

Java Script é uma boa para iniciar sem muito dificuldade e não ficar limitado, mais dependendo do que vc pretender fazer, até mesmo linguagens “tradicionais” como C++ podem ser usadas.

2 Curtidas

Cara existe varias, mas no meu caso eu prefiro python e tem varias bibliotecas de GUI como: Kivy, Tkinter, PyGTK, PyQT.

3 Curtidas

De início você tem que estudar as linguagens de programação de base, que por sinal podem ser usadas tanto no Linux quanto no Windows.

  • C
  • C++
  • Java
  • Python

Para criar uma interface gráfica, geralmente usam uma das toolkits abaixo:

Hoje em dia os programadores estão usando muito tecnologias web para criar aplicativos (um exemplo é o Electron), mas como usuário eu não aprovo isso por conta do alto consumo dos programas criados por esse tipo de tecnologia.

2 Curtidas

Obrigado a todos pelas respostas e vou dar uma olhada em usar C++.

2 Curtidas