[DÚVIDA] Como remover um programa instalado manualmente no Manjaro

Saudações, galera!

Estou usando o Manjaro há pouco mais de 2 meses (utilizo a versão com GNOME) e é minha primeira experiência com o sistema. Desde que instalei, venho usando o Free Office da SoftMaker, muito elogiado pela boa compatibilidade com arquivos do MS Office (o que até o momento tem se mostrado realmente muito satisfatório).

Acontece que hoje apareceu uma atualização para mim e fui redirecionado ao site deles, onde pude baixar o pacote e instalar. Fiz a instalação manual, como sugerem os desenvolvedores (acessando o terminal dentro da pasta com os arquivos). O problema é que agora tenho ícones duplicados no meu menu:

E isso também ocorre ao abrir um documento:

O programa também não aparece no Pamac para ser removido, na verdade quando pesquiso, encontro opções para instalação.

Estou até pensando em remover tudo de vez e instalar pelo Pamac a versão mais atualizada, mas eu não sei como remover, só fiz isso usando Ubuntu e Linux Mint.

Agradeço desde já.

A questão é que o pacote do site instala de uma maneira “à margem” do Pamac, de modo que ele não sabe onde e como o programa está instalado.

Dei uma olhada no script de instalação manual que veio num teste que eu tinha feito do FreeOffice. Se você instalou apenas para seu usuário, deve ter na sua home a pasta freeoffice2018 e dentro dela um arquivo uninstall_smfreeoffice2018 que pode ser executado via terminal para fazer a desinstalação:

cd ~/freeoffice2018
./uninstall_smfreeoffice2018
1 curtida

Cara, simples assim! Consegui, muito obrigado! Aproveitei e instalei logo a versão que aparece no Pamac pra não ter isso de novo.

Reparei também que esse script que você falou não estava dentro de uma pasta mas, estranhamente, dentro da /home, junto com os outros arquivos ocultos. Que negócio estranho. Eu instalei na formatação em que o instalador do Manjaro pergunta qual Office queremos instalar. Mas em todo caso, deu certo. Grato!