Dúvida, comando ao inciar

Utilizo Manjaro na sua última versão (pois é Rolling Release, dahhh) com Gnome 40
Olá, passei a utilizar o Gnome 40 e n sei como colocar comandos para iniciar junto com o sistema. No Cinnamon, tinha o “Aplicativos de Sessão”, e coloca um comando lá pra corrigir um bug da minha webcam, q vem com o som bugado ao iniciar.
O comando é esse

sudo sh -c “echo ‘blacklist uvcvideo’ >> /etc/modprobe.d/blacklist.conf” && sudo sed -i ‘/blacklist uvcvideo/d’ /etc/modprobe.d/blacklist.conf

Alguém poderia me ajudar?

1 curtida

Bom dia! To sem meu not, se não já ia conferir pra ti. Caso não ache o app tu pode usar o systemd.

Acho que o truque seria esse criar um serviço com o systemd, olha na Arch Wiki e adapta, já que creio que o Gnome não aceita colocar comandos no seu autostart. Outra ideia seria fazer um shell script, mas eu mesmo não sei fazer…

Será q esse arquivo .conf (caso eu crie na pasta indicada), aceita comandos?

Realmente não saberia dizer. @Capezotte, una ayuda, por favor?

Não, o conteúdo dos arquivos .conf dentro de /etc/modprobe.d não podem ser scripts quaisquer, e aceitam apenas configurações bem específicos relacionados ao carregamento de drivers/módulos.

Eu ecoo a recomendação da criação de um serviço (do Type=oneshot) para fazer esse trabalho – para simular o efeito dos aplicativos de sessão, você provavelmente vai querer especificar After=graphical.target.

(apesar disso, o motivo pelo qual um script que apenas adiciona e imediatamente remove uma orientação para não carregar o driver de vídeo da webcam, claramente sem tempo hábil do sistema operacional reagir, corrige o áudio não está explicado).

Basta instalar o pacote “gnome-session-properties” do AUR que resolve os problemas.