Olá, sou iniciante no linux e to aprendendo aos poucos a usar o sistema, encontrei um problema aqui que da me rachando a cabeça e tive que vim apela para os PROS kkkk.
Eu gostaria de saber como faço para aumentar o tamanho da minha partição /.
Tenho um espaço não alocado no HD e queria usar no / porem eu não sei como fazer e não achei um tutorial que explicava ou funcionava, tentei até usa o Gparted mas sem sucesso ou eu fiz errado.
Se alguém me explicar ou mandar um tutorial irei ficar muito agradecido.
Sempre fiz pelo GParted, na opção de redimensionar a partição, porém a partição precisa estar desmontada.
Como você quer redimensionar a / (ou seja, a partição onde seu sistema está instalado), não é possível fazer com seu sistema bootado, pois isso inviabiliza que a partição onde a alteração seria feita seja desmontada (pois o sistema está nela).
A solução seria iniciar o pc por um pendrive bootavel com alguma distro linux (Live USB), e usar o GParted através desse boot para modificar a partição desejada.
Entendeu ? Agora não consigo detalhar muito, pois ja estou indo dormir, mas se ninguém te ajudar até amanhã, posso te esclarecer melhor!