[DUVIDA] Aumenta tamanho da partição /

Olá, sou iniciante no linux e to aprendendo aos poucos a usar o sistema, encontrei um problema aqui que da me rachando a cabeça e tive que vim apela para os PROS kkkk.

Eu gostaria de saber como faço para aumentar o tamanho da minha partição /.

Tenho um espaço não alocado no HD e queria usar no / porem eu não sei como fazer e não achei um tutorial que explicava ou funcionava, tentei até usa o Gparted mas sem sucesso ou eu fiz errado.

Se alguém me explicar ou mandar um tutorial irei ficar muito agradecido.

Olá. Tudo certo?

Sempre fiz pelo GParted, na opção de redimensionar a partição, porém a partição precisa estar desmontada.
Como você quer redimensionar a / (ou seja, a partição onde seu sistema está instalado), não é possível fazer com seu sistema bootado, pois isso inviabiliza que a partição onde a alteração seria feita seja desmontada (pois o sistema está nela).

A solução seria iniciar o pc por um pendrive bootavel com alguma distro linux (Live USB), e usar o GParted através desse boot para modificar a partição desejada.

Entendeu ? Agora não consigo detalhar muito, pois ja estou indo dormir, mas se ninguém te ajudar até amanhã, posso te esclarecer melhor!

2 curtidas