Pessoal, pegando o gancho do vídeo mais recente no Dio no YouTube, vou relatar o que aconteceu comigo em relação a compra de computador com Linux.
Comprei no dia 16/06 um Asus Vivobook X512FJ com Endless OS. Quis um computador com Linux não pelo preço, mas porque uso o sistema de verdade e queria um computador que eu tivesse certeza que seria compatível com o SO, já que tive problemas com microfone e trackpad num Lenovo que comprei usado.
Assim que chegou, troquei pelo Elementary OS, porque as limitações do Endless são um obstáculo real para o meu uso. Também adicionei um SSD M2 SATA. Nos primeiros dias, envolvido com a instalação de aplicativos para o meu trabalho, não reparei nos detalhes.
Após 2 semanas, notei que a bateria estava durando muito pouco. Medi 2 vezes e deu apenas 1 hora e 37 minutos de uso antes de o notebook desligar. Enviei para reparo e, após alguns dias, recebi o notebook de volta.
De cara, notei que o SO foi trocado por Windows. Pra falar a verdade, já até esperava por isso. Fiz um teste com o computador do jeito que ele chegou para mim. A bateria durou 4 horas e 20 minutos, o que achei aceitável. Instalei novamente o Elementary e, enquanto estava instalando minhas ferramentas de trabalho, notei que a bateria parecia novamente estar durando pouco. Fiz um primeiro teste e, quando chegou a 50% de uso da bateria, eu tinha usado o computador por apenas 1 hora e 10 minutos. Uma pequena melhora em relação ao desempenho de quando chegou para mim da loja, mas ainda longe do teste com o Windows. Entre o teste com o Windows e esta nova piora da bateria, eu troquei o SSD M2 SATA por um NVME e também troquei o pente de memória de 8 Gb por um de 16 Gb.
Então, hoje instalei novamente o Windows para ter um ponto de controle. Enquanto escrevo este comentário a bateria está com 39% restante de carga e rodando há 3 horas e 7 minutos. Isto indica que, provavelmente, a bateria durará mais de 5 horas até desligar.
Isso me leva a concluir que as empresas não levam muito a sério o Linux como opção relevante de mercado o que é, definitivamente, frustrante. Como falei acima, quis um computador com Linux porque é o sistema que gosto e quero usar.
Agora, só tenho 2 alternativas: instalar outras distros para verificar se o problema é com o Elementary (acredito que não, pois reinstalei o Endless antes de enviar para assistência e testei e também a bateria durava pouco) e trocar de distro por esta razão; ou deixar o notebook com dualboot para a eventualidade de precisar de autonomia de bateria em algum momento futuro.
Se alguém tiver alguma outra dica sobre como tratar este problema, ficarei feliz com qualquer ajuda que receber.