É, parece que parte das pessoas finalmente estão começando a se preocuparem com os abusos em relação a privacidade virtual e um reflexo disso é o DuckDuckGo, será fogo de palha ou a longo prazo teremos uma ameaça real a um dos gigantes do setor?
Para buscas em inglês, eu acho que o DDG é bem competente, já para buscas em português, nem sempre (mas o Qwant consegue ser ainda pior, porque o foco parece ser o francês). Eu não consegui migrar para ele, porém. Já tentei alguma instância do SearX também, mas nem sempre funcionava a contento (ele é um metabuscador, então depende dos resultados de outros buscadores).
No geral, eu acho bem positiva a busca por alternativas, o fortalecimento de outros players etc. Buscador é uma coisa que não fica tão amarrada com arquivos e colaboração com outras pessoas, então tenho um pouco mais de esperança.
Uma boa forma de assistir vídeos no Youtube com um pouco mais de privacidade sem abrir mão dos bons conteúdos de seus criadores é o FreeTube - The Private YouTube Client
Uma boa forma de navegar na internet e sincronizar seus dados do navegador aliado a um pouco mais de privacidade tem sido o Brave https://brave.com, e, claro, usando o DuckDuckGo.
Como buscador tenho optado pelo Ecosia. Tem sido bem eficiente.
FreeTube é bem legal mesmo.
O problema em geral com os buscadores/mecanismos de pesquisa alternativos (com maior privacidade) ainda é a precisão dos algoritmos. Se eu buscar a mesma coisa no Google e depois nas alternativas, terei melhores resultados com o uso do primeiro.
Sem dúvida, qualquer um que usa esses buscadores diferentes do Google não ficam satisfeito com os resultados encontrados e voltam nesse para comparar. Eu tento não fazer isso agora, e, se faço, tenho achado que essa diferença está diminuindo, pelo menos por parte do DuckDuckGo.
Achei bem interessante a ideia deles eu vi que tem uma página pra fala pra onde vai o dinheiro, mas queria sabe se essas árvores estão realmente sendo plantadas se for seria algo interessante e eu estaria disposto a usar o Ecosia de qualquer forma achei muito interessante, vou passa a usar pra ajuda.
O Ecosia não apenas contribui com a melhoria do meio ambiente, como também é bem mais orientado à privacidade que o Google.
Prefiro usá-lo ao invés de usar o DuckDuckGo (que também é ótimo).
Já existem diversos mecanismos de busca super eficientes que vão te atender na maior parte do tempo. O ideal é deixar o Google apenas como último recurso, quando os outros não conseguirem atender. Eu faço assim: primeiro tento no Ecosia. Se não atender, DuckDuckGo. Se ainda não atender, aí uso o Google.
Para Android eu recomendo o NewPipe
Mano, obrigado pela recomendação, testei aqui, app excelente.
Eu também gosto bastante do DuckDuckGo por causa dos atalhos de pesquisa. Por exemplo, se você digitar !yt Aerodynamic
você vai pesquisar por Aerodynamic no YouTube, assim como pesquisaria no Google caso digitasse !g Aerodynamic
, !tw
para Twitter, !gh
para GitHub, !a
para Amazon, !w
para Wikipédia e muito, mas muito mais.
Esse recurso se chama !Bang.
Não sabia desse recurso.
Você pode ler mais sobre aqui: https://duckduckgo.com/bang
Atualmente existem 13.564 atalhos ou “bangs”.