Duas versões de PHP local

E ae galera, tudo bem ? :slight_smile:

Hoje tenho no meu Mint instalado o Apache, PHP 7.3, MariaDB e etc. Porém, eu estou com uma demanda de atualizar códigos do PHP 5.6 para a versão 7x e gostaria de saber se é possível rodar as duas versões juntas na mesma máquina e claro, como fazer isso.

Como exemplo, falo da Locaweb. Através do .htaccess é possível alterar a versão do PHP dentro das pastas do mesmo domínio. Ex: dominio.com.br (php 5.6) e dominio.com.br/novosite (com o .htaccess configurado rodando o php 7).

Fico no aguardo e obrigado por enquanto !

Eu uso como servidor o NGINX, e é bem simples você instalar várias versões no PHP nele. Aqui tenho instalada as versões 5, 7.1, 7.2, 7.3 e 7.4.

No caso, após instalar e configurar a versão do PHP, você configura no NGINX qual versão do PHP o “domínio ou site” ira usar.

Essa solução é a mais elegante e ainda aprende docker =)

1 curtida

@AraujoCarlosEdu Muita gente fala que o NGINX é melhor que o Apache em alguns detalhes inclusive velocidade. Nunca usei mas penso em usar. Pra eu fazer um teste aqui poderia me ensinar como instalar ele e configurar várias versões do PHP? Tem alguns link que me ajude com isso?

Obrigado!

@thiagoalessio, antes de mais nada, obrigado pelas boas vindas.

Faz tempo que eu estou procurando um tempo para aprender a usar o Docker mas ainda não entendi o conceito de contâiners e como funciona isso numa máquina. Conhece algum curso (mesmo youtube) para me ajudar a dar essa clareada e ai sim fazer o curso do Docker?

Obrigado pelo ótimo feedback!

Com certeza, vou garimpar os links que me baseei e te passar sim. No quesito velocidade, me parece um pouco mais rápido sim. Pra nós que utilizamos em servidor de hospedagem, no fim do dia a diferença compensa.

1 curtida

Esse exemplo aqui ilustra exatamente o que você precisa:

1 curtida

Show. Vou dar uma olhada! Muito obrigado pela ajuda!

Eu tenho os 2 rodando no servidor, o NGINX na porta 80 e o Apache em outra porta, se você notar que algo não esta dando certo no NGINX rapidamente é possível voltar a responder com o Apache.

O NGINX é bem robusto, e para o uso básico é bem tranquilo de lidar.

1 curtida

Sabe algum tutorial que ensine instalar o NGINX junto com o Apache ?

Quando for instalar o NGINX você muda a porta padrão do Apache (80) para, por exemplo, 8080. Instala o NGINX e pronto.

Se precisar voltar a usar o Apache é só mudar a porta do NGINX da 80 pra 8081, e depois no Apache voltar para a 80.

1 curtida

Perfeito. Obrigado amigo!