Boa Noite
Eu tenho o Windows 10 instalado e instalei o ubuntu 20.04, sendo que os mesmos estão em HDs diferentes,
entretanto eles não entraram em dual boot, para entrar no linux eu tenho que apertar f12 durante o inicio e selecionar o hd que está com o linux.
Eu baixei o Grub customizer, e quando abri ele ele não localiza o boot do windows 10, alguém saberia o que eu poderia fazer para resolver isso ? Será que é porque eles estão em hd diferentes ?
Quando você aperta f12 e seleciona bootar pelo linux, você passa pelo grub?
baixa o os-prober no ubuntu, monta a partição do windows no ubuntu, roda o os-prober e depois gera a config do grub dnv
@MPO, tudo bém, eu uso o MBR nos meus HD’s pois minha placa é mais antiga, bom o Grub no xubuntu só conseguir fazer funcionar o Dual Boot instalando no mesmo HD, pois em HD’s ele até encontra o boot do Windows mas falha ao carregar, já o do Manjaro ele encontra e carrega se você usa UEFI eu já não sei, pois nunca usei, entretanto deve ser mais simples de resolver.
Saudações,
Gabriel (Utherbone)
Boa tarde mesmo com as partições montadas quando passo o os-prober ele só encontra o ubuntu
eu tento
apt search os-prober
e roda isso aqui:
Full Text Search… Done
os-prober/focal,now 1.74ubuntu2 amd64 [installed]
- utility to detect other OSes on a set of drives*
Mesmo com todas as partições dos dois HDs montadas.
monta a partição do windows com sudo mount /dev/sdX /mnt
sendo X o resto do nome da partição
dps roda o os-prober
aqui encontra o windows de boa
A primeira vez que fiz a partição já estava montada e então apareceu isso:
Mount is denied because the NTFS volume is already exclusively opened.
The volume may be already mounted, or another software may use it which
could be identified for example by the help of the ‘fuser’ command.
Então depois disso eu desmontei a partição e fiz novamente, ai ela sumiu do nautilus.
x-special/nautilus-clipboard
copy
usei o comando:
sudo mount /dev/sd1 /mnt
sudo mount /dev/sd2 /mnt
sudo mount /dev/sd3 /mnt
sudo mount /dev/sd4 /mnt
o 3 deu negado, mas o 2 que deveria dar o reconhecimento, entretanto mesmo após montar a partição assim usei o **apt search os-prober
só encontra o Ubuntu como mostrado no print acima.
O disk label do hd que está com o Ubuntu está em DOS e o do que está com o windows10 está como GPT
Você chegou a olhar no setup da BIOS, na opção boot se há a opção de selecionar o Ubuntu como boot primário?
Me lembro que quando instalei o Ubuntu nas mesmas condições, tive o mesmo problema e resolvi trocando a ordem de boot nesta tela da imagem.
Obrigado pela resposta
Olhei sim, eu mudei na bios a ordem dos boots, e o grub só reconhecia o ubuntu mesmo.
Como os HDS estão com labels: diferentes eu criei um disco do Ubunto 20.04 lts em GPT e amanhã vou instalar, para ver se resolve, ai eu posto aqui o resultado.
Obrigado pela resposta
O meu hd que está o Ubuntu está em mbr o do windows em GPT vou reinstaalr o ubuntu colocando o HD em GPT para ver se resolve.
Primeiramente obrigado a todos que ajudaram
Consegui resolver o problema agora meu boot está com os dois SO, como eu fiz isso?
Primeiramente refiz o pendrive de instalação pelo RUFUS, usando GPT no lugar de MBR, quando dei BOOT pelo pendrive ele já reconheceu que eu tinha instalado o Windows10 no PC.
Desfiz as partições do hd que estou usando o Ubuntu, após isso pelo GPARTED, coloquei o HD para GPT, e criei 4 partições reservei uma para cada dos seguintes itens Root, Home, BOOT*(nessa foi a única que coloquei as flag esp,boot)* e swap, após esse processo comecei a instalar o UBUNTU pela instalação designei as funções para as partições que havia reservado pelo gparted e instalei o UBUNTU.
Foi assim que resolvi o problema, pelo que entendi o problema foi a instalação do UBUNTU está em MBR enquanto o WINDOWS10 estava no HD em GPT.
Fico muito feliz que tenha resolvido.
Saudações,
Gabriel (Utherbone)